Re: [ABE-L]: Ainda sobre o Placar 189 x 42

Caro Gauss,

Não acho que o debate entre frequentistas e bayesianos seja
terceiro-mundista. Tanto é que pessoas como o Efron, o Fraser e o David
Cox estão se debruçando sobre ele.

No que tange ao debate sobre o financiamento de nossa área, acho que ele
deveria envolver também os pesquisadores da área de probabilidade. Vejo
probabilidade e estatística como uma "unidade" e acho difícil que uma
discussão que não mature nos dois pólos venha a ter consequências
efetivas.

Também acho, como disse, que não é sensato esperar que associações
profissionais interfiram no "modus operandi" de agências de fomento.
Estas devem ter as suas diretrizes e a sua organização funcional. O
papel da ABE, no meu entender, deve ser o coordenar as discussões e de
dar a elas o devido encaminhamento.

Acho também que deve ficar claro que a criação de um CA de estatística e
probabilidade no CNPq é um processo demorado e incerto, que somente irá
adiante se houver um apoio massivo dos pesquisadores da área. Neste
sentido, concordo com o Renato: é imperativo que discutamos o assunto.
Um passo inicial apropriado seria a divulgação pela ABE do resultado de
uma pesquisa que ela fez junto a tais pesquisadores.

Um abraço,

FC

--
Francisco Cribari-Neto               voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica          fax:   +55-81-21268422

    Behind every successful man stands an amazed mother-in-law!