Ainda sobre um possível CA

Caros Redistas,

Infelizmente, a discussão sobre um CA próprio da Estatística na rede da ABE, fica

sempre restrita a poucas pessoas e a algumas intervenções e, desconhecemos, a opinião

de vários pesquisadores importantes em Probabilidade e Estatística no País.

Alguns poucos, entretanto, já me disseram que seriam favoráveis a uma tentativa de

criação do nosso próprio CA.

Por esse motivo, solicitei (em público) ao Coordenador do SINAPE uma sessão

durante este evento para debater esse tema. Algumas das apreensões demonstradas

pelo Renato (matemático de formação) ? e certamente uma das grandes lideranças da

Estatítica do País-, eu, felizmente, não tenho.

Um CA próprio de Probabilidade e Estatística, com seus membros referendados pelos

diversos Programas de Pós-Graduação de Estatística, somado aos pesquisadores do sistema

e às associações científicas pertinentes, teria, no meu entender, melhores condições

para julgar a pesquisa em métodos estatísticos (teóricos ou aplicados).

Fiz parte no passado da CAPES e do CNPq, convivo com matemáticos puros e aplicados,

e conheço das suas dificuldades em diferenciar as especificidades dos nossos

periódicos, por exemplo, entre Biometrika da Biometrics (dois periódicos super-importantes)

e, com maior razão, em relação aos periódicos mais novos. Claro que a lista da CAPES

e a opinião de 2 ou 3 consultores por processo facilitam as coisas mas fica

realmente difícil decidir para qualquer um que não seja da área.

Finalmente, gostaria de enfatizar que a pesquisa de hoje com a internet, enorme variedade

de software, comunicação rápida, explosão de periódicos, edição super facilitada, não

pode ser comparada em ?termos quantitativos? com aquelas que eram feitas

no passado. Há 28 anos, eu fiz toda a pesquisa teórica da minha tese de doutorado

sozinho (McCullagh e Cox só fizeram me atrapalhar) em menos de 6 meses, mas gastei

uma enormidade de tempo desenvolvendo programas de simulação que, se fosse hoje,

gastaria no máximo duas semanas.

Cordiais Saudações,

Gauss

Cordiais Saudações,