Re: [ABE-L]: Resposta aos Pontos do Marinho e outros

Caros,

Fico muito grato pela discussão que tenho presenciado aqui, polêmica mas
esclarecedora. Gostei muito de ler o e-mail do Ronaldo sobre Estatística
Aplicada e Aplicação da Estatística, assim como as colocações do Gauss
sobre o uso da matemática pelas outras ciências (Física, Computação, etc).
Considero praticamente impossível extrair a matemática de qualquer que
seja o ramo da ciência, principalmente das exatas.

Correndo o risco de ser simplório acho que basta usar um pouco de bom
senso (bom senso é o bem mais bem distribuído pela  Natureza, pois não
conheço ninguém que ache que tem pouco)  para concordar que os físico
julguemos físicos, os engenheiros julguemos os engenheiros, os matemáticos
julguem os matemáticos e os estatísticos façam o mesmo.

Só quero dizer ao Ronaldo que na minha opinião, se a aplicação da
estatística traz beneficio a uma das áreas da ciência (por exemplo:
Medicina, Ciências Sociais), este benefício deve ser reconhecido por ambos
e pesquisas deste tipo podem até ser financiadas parcialmente por ambos
(se houver recurso e respeitando as prioridades das áreas, é claro). Pois
certamente envolveria pesquisadores de ambas as áreas. Ou devemos esperar
que os médicos,  sociólogos, dediquem alguns anos de suas vidas para
aprender técnicas estatísticas com a profundidade suficiente para fazer
aplicações (sérias)?

Abraços a todos,
Marinho