Re: [ABE-L]: Pontos sobre os Nove Pontos do Renato

Caros Gauss, Carlinhos e Colegas:

O Gauss escreve:

> i) O que eu disse "Um comitê inicial de Probabilidade e Estatística (CA-PE) cujos membros sejam referendados pelas Pós-Graduações em Estatística, pelos bolsistas de produtividade de pesquisa que atuam em Probabilidade e Estatística do CA-ME e de outros comitês, pelas suas associações científicas, etc., poderá facilmente julgar as pesquisas de seus pares",
> se refere ao procedimento normal e natural, mutatis
> mutandis dos outros CAs. Talvez a frase não esteja bem
> colocada ou, então, o Francisco não entendeu direito.
>
> Eu acho que sei que os membros dos CAs são escolhas do
> [...]

Os programas de pós-graduação não participam da consulta feita pelo
CNPq. Votam apenas os pesquisadores nível 1 e as associações
científicas, cada com direito a um voto. Ademais, eu evitaria o verbo
"referendar", pois o resultado não é tornado público e o CD não tem o
menor compromisso em escolher o pesquisador mais votado. Há muitas
pessoas na lista que talvez não conheçam a sistemática usada pelo CNPq e
podem ficar com a impressão de que a escolha dos membros do CA
pertenceria aos votantes, o que não ocorre na prática. Não se trata de
uma eleição, os resultados não são públicos, as pós-graduações não
votam, o CD não tem compromisso com a votação, os mandatos podem ser de
dois ou três anos (a critério do CD). Os membros dos CAs são assessores
do CNPq e não representantes da comunidade.

O Carlinhos escreve: "Dito isso, gostaria de colocar minha posição atual
- Seria uma estratégia ótima iniciarmos uma luta para a inclusão de mais
um membro no comitê: Representantes da Probabilidade e da Estatística."

Concordo. Se lembro bem, essa foi a posição majoritária na consulta
feita pela ABE aos pesquisadores da área há alguns anos. Mais uma vez
repito que seria útil se a ABE divulgasse aqui o resultado da consulta
que promoveu. Desta forma, contribuiria para a discussão.

Enquanto não houver um representante para cada uma das áreas
(Probabilidade e Estatística) no CA, acho que deve haver um rodízio
entre as duas áreas na representação. Sempre defendi isso e sempre me vi
num corner muito minoritário entre os colegas estatísticos. De fato, à
exceção de dois ou três estatísticos, nunca vi ninguém encampar essa
bandeira.

Um abraço a vocês dois.

FC

--
Francisco Cribari-Neto                    voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica          fax:   +55-81-21268422

  Unix has this reputation for being a magnet for the eccentric
  fringe of computing. It's a reputation not worth arguing against.
  It's true.                                   --Linus Torvalds