Re: [ABE-L]: Pontos sobre os Nove Pontos do Renato

Caros colegas,

Nao tenho muito com o que contribuir para esta discussao  pois meu
desconhecimento das politicas que regem o meio cientifico e enorme,
muito gracas a minha alienacao.  Mas tenho algumas duvidas que gostaria
de compartilhar talvez ja tenham sido discutidas aqui e eu deixei peder.
Tenho duvidas se o melhor e lutarmos pela criacao de um novo CA
para Probabilidade e Estatistica ou se o melhor seria  mesmo so termos
mais um membro dentro do CA que ja existe.

Meu lado romantico, acredita que politicamente seria muito mais importante
lutarmos pela criacao de um novo CA pois nos fortaleceriamos enquanto grupo
e isto seria importante para nos e para futuras geracoes.
Nao tenho duvidas de que a tarefa sera ardua, de que as chances sao remotas e que nossa uniao sera vital para que isto se realize. Mas se grupos menores o conseguiram, como foi relatado aqui por varias pessoas, acho importante tentarmos.
Meu lado menos romantico, por sua vez, questiona. Criado este novo CA e
aplainadas nossas diferencas sobre o que sera produtividade cientifica relevante para este novo CA de forma que as regras criadas levem a Estatisticos
com bolsas em outros comites migrarem para este novo,  o numero de bolsas
inicialmente alocadas para este CA sera pelo menos igual ao numero de
bolsas existentes do CA-MA e em outros CAs alocados a estatisticos? Tenho comigo que isto nao acontecera e, se e assim, acho que para nos um novo CA podera representar um prejuizo. Pelo menos nas poucas estancias da UFMG que conheco, no que tange a avaliacao da Estatistica, o que importa realmente é se o pesquisador tem ou nao bolsa de produtividade e nao se esta bolsa e' do CA-MA ou outro CA.
Como e feita a avaliacao da Pos Graduacao? E da mesma forma?

Na minha visao super negativa e limitada de tudo isto, penso que na melhor hipoteses
um novo comite, inicialmente, tera tantas bolsas quanto as ja existentes via CA-MA (talvez um pouco mais se a alocacao de recursos for proporcional a demanda) o que me parece nao cobrir nem a demanda qualificada que existe atualmente na area.

Espero, sinceramente, que voces me convencam de que estou errada para que meu lado romantico saia ganhando, pois e por ele que ando torcendo.

Muito obrigada pelos ensinamentos de todos. Criado ou nao um CA para a Probabilidade e Estatistica, a meu ver, ele ja esta cumprindo uma grande tarefa: a de nos unir para discutir assuntos que muitas vezes tem nos separado.

Bom dia a todos
Rosangela