Comentários sobre dois pontos do Zé

Caros,

Ótimo saber que o meu amigo Zé Carvalho entrou na discussão. Permita-me,
entretanto, comentar dois dos seus pontos:

1. Sua assetiva "nossos amigos engenheiros eletricistas dão de 10
a 0 na gente, trabalhando com probabilidade.

É pura verdade e concordo plenamente.

2. "Em suma: teoria de probabilidades é matemática. Estatística não é matemática."

A segunda parte da frase está correta mas acho que a 1a parte merece um
comentário. Probabilidade do ponto de vista puramente teórico é realmente
uma área da matemática, como álgebra, combinatória e análise. Mas do ponto de
vista mais amplo (e aplicado) tem imensa interseção com a estatística, e, nestes casos,
as duas áreas são indissociáveis. Quem estuda teoria das filas do ponto de
vista teórico para aplicar suas equações tem que estimar os parâmetros,
realziar estudos de simulação, calcular a informação, etc. Os engenheiros
da sua assertiva 1. desenvolvem probabilidade no sentido menos matematizado e
com a estatística como pano de fundo.

Grande parte do meu tempo em pesquisa atualmente eu dedico ao estudo de novas
distribuições de probabilidade que fica na interseção das duas áreas. As primeiras
seções dos meus últimos três artigos (com calaboradores) neste tema são de
probabilidade e as últimas de estatística.

Boa noite,

Gauss Cordeiro
(http://www.pgbiom.ufrpe.br/docentes/~gauss/)
PhD em Estatística, Imperial College
(1982), MSc em Pesquisa Operacional, UFRJ (1976), Engenheiro
Civil, UFPE (1974) e Bacharel e Licenciado em Matemática, UNICAP (1973)