Re: [ABE-L]: entevista do Schwartzman

Luis Paulo, não se trata uma questão destas com rótulos de "neo-liberal" ou
outro qualquer.

O que há de melhor na entrevista do Schwartzman:

- a necessidade de se usar instrumentos para se "pagar" as universidades or
seu desempenho, como a qualquer organização;
- estimular a competição entre as universidades e dentro delas; para isso,
vale a pena deixar as universidades buscarem autonomamente parte de seus
recursos; vale a pena deixar que os trabalhadores (os docentes e
pesquisadores) negociem seus rendimentos independentemente, para receber de
acordo com seu aporte (e sorte).
- e, claro, ter universidades livres. Livres de liames burocráticos, mais
ainda de ditames de órgãos centralizadores. Small is beautiful!

A sociedade pode se expressar melhor através de uma miríade de organizações do
que por um único corpo (chame-se-o de governo, se quiser), que acaba
empalmado por um grupo pequeno de pessoas, que se acham capazes de
encontrar "o" melhor caminho para todos. Qualquer organização deve ter a
possibilidade de influir na universidade, do modo que for.

Em tempo: só não favoreço o sistema de bolsas do CNPq por ser tão
centralizado, logo restrito em critério e sujeito a biases. Mas ele é melhor
do que nada...

Abraços.