Re:[ABE-L]: vamos e voltamos do infinito

Caros Redistas e Carlinhos,

A grande vantagem (e beleza) da expansão assintótica
é não termos necessidade de irmos até o infinito por
conta das chamadas: "fórmula do termo geral" e
da "fórmula de recorrência".

Na maioria dos casos poucos termos servem.
Por exemplo, a expansão de Stirling com apenas
dois termos, funciona muito bem para n>4.

O grande poeta português Fernando Pessoa uma vez
se expressou:

"O binômio de Newton é tão belo quanto a Vênus
de Milo (famosa estátua grega representativa da
Deusa grega Afrodite), pena que poucas pessoas
percebam isso".

Bom final de semana para todos,

Gauss

> Carissimos:
> Por que precisamos ir até o infinito e voltar para n=1?
> Perdemos tempo?
> Acho que até os 3000 meu lap resolve.  Ou não?
> Um abraço
> carlinhos
> PS: Aos nossos colegas mais jovens devo dizer que tudo isso
> que fazemos aqui é um exercício saudável.  Queremos ser convencidos (pór nós
> mesmos, claro!)a sermos capazes de responder a pergunta fundamental: Somos
> úteis?  Para quem? Vale a pena todos esses anos de academia?  Eu tenho certeza
> [...]

Gauss Cordeiro
(http://www.pgbiom.ufrpe.br/docentes/~gauss/)
PhD em Estatística, Imperial College
(1982), MSc em Pesquisa Operacional, UFRJ (1976), Engenheiro
Civil, UFPE (1974) e Bacharel e Licenciado em Matemática, UNICAP (1973)