teses

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Caros leitores:

Minha opinião é que a ABE não deveria ter nem concurso
para dissertação de mestrado, nem para tese de doutorado.
Deveria ter um premio para melhor trabalho (artigo) de alunos
ou recém-formados, nos moldes do ISI ou IASI. O problema do prêmio
do IASI é que ele obriga o vencedor a publicar o trabalho
na sua revista, o que afugenta os possíveis interessados,
como está acontecendo com a presente edição. Nenhuma condição
deve ser imposta. Lembro que na última sessão do ISI tivemos
dois alunos brasileiros premiados.

O problema com o concurso de dissertações (e teses) é que
é muito difícil encontrar quem faça o trabalho (propor é
fácil, trabalhar é outra conversa, e isso vale para a
maioria dos interlucutores desta lista, com poucas exceções, que
quando convidados se recusam a participar; veja-se,
também, a dificuldade de se ter candidatos a qualquer cargo na ABE)
e é muito difícil ler tantas dissertações (e teses). Como
disse o Cribari, acaba-se por ler transversalmente os trabalhos.

Saudações,

Pedro Morettin

Além disso, já existe um prêmio dado no Clapem (que na minha
opinião tampouco deveria existir)