disciplinas

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

O meu amigo Zé Carvalho, assim como eu, é do tempo de ginásio e colégio.
E haja tempo...O colegial dividia-se em científico e clássico.
Fazendo-se o ginásio e científico, tínhamos:

7 anos de Português,
7 anos de Francês,
6 anos de Inglês,
4 anos de Latim e
1 ano de Espanhol.
E Filosofia. O pessoal do clássico tinha mais Latim e
grego. Além de matemática etc. para todos(talvez de forma
mais "amena" para os clássicos).

Quanto à Estatística, quem acompanha o que se passa em outros
países vê que noções bem básicas de Probabilidade e Estatística
são apresentadas desde o primário (?).

Não creio que seja necessária a existência de licenciaturas em
Estatística, mas o professores de matemática do "secundário" deveriam
ser preparados de forma mais adequada para poderem ministrar estas
noções básicas. Mas é claro que os currículos dos ciclos fundamental e médios
deviam ser revistos.

Pedro Morettin

PS. Eu fui professor do "ginasial e colegial" durante vários
anos e juntamente com uma equipe do antigo(e saudoso) IBECC(depois
FUNBEC) escrevemos 4 volumes de "Matemática para o Ginásio",
que se perderam no tempo devido à falência da editora.