Re: [ABE-L]: Nosso ensino...

Há algum tempo circulou na rede do IM-UFRJ um comentário do prof. Paulo
Cordaro de que os pesquisadores matemáticos brasileiros estavam aptos
trabalhar em qualquer instituto de renome no exterior. Na mesma ocasião um
levantamento situava os estudantes secundários brasileiros muito abaixo na
escala mundial em termos de conhecimento matemático. Não sei ainda o que
mais é necessário para se entender o óbvio: Os poucos recursos e o
reconhecimento se concentram num segmento somente, o da pesquisa dita de
alto nível. Digo poucos porque até neste nível o Brasil não fica bem no
retrato. A recente encampação do BJPS pelo ISI deve deixar os pesquisadores
dos EUA e Europa intrigados sobre como um país tão rico não consegue
sustentar um periódico científico de estatística e probabilidade.

Se até na universidade as atividades de ensino de graduação são relegadas a
um patamar inferior que não conta pontos para progressão horizontal (nas
IFES) e em particular no meu departamento não conta pontos para a alocação
de discuplinas, imaginem no nível do ensino básico e médio. Recentemente na
Congregação da minha unidade um professor titular declarou que a categoria
de professor associado deveria ser exclusiva de pesquisadores. Tentando
tapar o sol com a peneira e ao mesmo tempo garantir mais verbas que serão
concentradas pelos mesmos grupos que hoje detem o poder nas IFES, aprovou-se
o REUNI que vai abrir as portas das IFES a alunos mal formados que optarão
por cursos genéricos - os bacharelados interdisciplinares.

No futuro as estatísticas sobre os estudantes de nível superior baterão
também recordes de incapacidade. Novas lágrimas serão vertidas pelas nossas
elites intelectuais do alto de suas consultorias bem instaladas ou de seus
gabinetes em universidades no exterior, tudo isso pago pelo dinheiro dos
impostos...

Qual é o prestígio de um professor na sociedade hoje ?

On Wed, 16 Jul 2008 10:21:56 -0300, Jose Carvalho wrote

Prof. Luis Paulo
C.P. 2386
20001-970 Rio de Janeiro, RJ

outros e-mails