Re: [ABE-L]: Sobre a pesquisa científica (deu na The Economist)

On Saturday 11 October 2008 16:17:57 Basilio de Bragança Pereira wrote:
> Para os que se interessaram pela noticia do Cribari, seguem os dois artigos
> relacionados ao assunto.
> Meu aluno James Dean Oliveira dos Santos Jr escreveu uma nota comentando
> sobre estes dois artigos (ainda  nao publicada)
> Basilio
> PS: Boca fechada nao entra mosca nem sai percevejo.
> Pior ainda quando se escreve

Leiam, que interessante, do primeiro artigo mandado pelo Basílio:

As has been shown previously, the
probability that a research fi nding
is indeed true depends on the prior
probability of it being true (before
doing the study), the statistical power
of the study, and the level of statistical
signifi cance [10,11].

Então, a probabilidade de ser verdadeira a hipótese depende da probabilidade a
priori de ela ser verdadeira. Que coisa mais circular... quase uma
tautologia. Nesse caso, a hipótese pode ser considerada "verdadeira" para
uns, falsa para outros. Por que não "verdadeira" para os autores dos muito
artigos, aqueles objeto da crítica presente, com teses que não resistem à
replicação?

Bem, não quero entrar nessa conversa. Para mim, toda hipótese deve ser
possível de ser "provada"... falsa. Não sei o que é uma
hipótese "verdadeira". Acho, ainda (não quero discutir, nem posso provar),
que toda hipótese hoje tida como razoável, um dia será refutada.

Quanto a prioris, como dizia o Prof. Kempthorne, "não tenho uma escada que me
leve a deus (minúscula proposital) para ele me dar uma distribuição a
priori."  Como fica a ciência, cada um com sua priori, cada um com
sua "verdade"?.

E, finalmente: há muitos artigos fajutos, mesmo. E existe o vício de seleção
(cf. Nassim Taleb: The Black Swan ou, melhor, Fooled by Randomness,
divertidos, ilustrativos), mesmo em "ciência". Mas este é, talvez, um outro
assunto.

Abs

Zé C.