Re: [ABE-L]: USP tem mais alunos e menos produção científica

Quoting gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br>:

> Caros Redistas,
>
> A Matéria da Folha de São Paulo deste domingo (em
> http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2501200901.htm)
> intitulada "Aos 75, USP tem mais alunos e menos produção científica"
> vem a corroborar com alguns pontos que levantei nos meus emails
> do domingo passado.
> Os analistas apontam que a queda da produtividade deve-se mais ao
> aumento do número de alunos. Entendo que essse fator contribui para
> a queda. Mas o grande problema, também, são os salários.
> Viver numa cidade (internacional e muito cara) como São Paulo com
> [...]

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Caros leitores,

É preciso tomar cuidados com a Folha e
outros jornais. Basta lembrar a capa da Veja há
algum tempo, que dizia que 47% dos brasileiros não
estava interessados em sexo, e lá no meio o
"estatístico" somou 24% dos homens com 23% das mulheres.
É a mesma conversa de sempre, que permeia os jornais e também, infelizmete,
o meio acadêmico, em que laranjas são comparadas com feijão. Misturar
produção acadêmica da Física ou Medicina, com a área de Matemática. Se não
mudou muito, nos meus tempos de Capes a média de artigos/ano/docente
nos programas da pós em nossa área era em torno de 1,0, com exceção do IMPA, que
era em torno de 1,5. O jornalista esqueceu de mencionar que o IME tem
dois programas de excelência (7 da Estatistica e 6 da Matemática) e os outros
dois nota 5, coisa que poucos institutos da USP têm.

Cordiais saudações.

Pedro