Re: [ABE-L]: Falecimento

Caro Gauss e redistas
Foi com grande pesar que recebà a notÃcia enviada por voce do falecimento do Norberto. Conhenci o Norerto em uma visita a Berkeley quando ele fazia seu doutorado. Ao voltar ao Brasil quando ia para Campinas para coordenar a pÃs-grauaÃÃo procurou-me em SÃo Paulo e tivemos muito proveitosas e agradÃveis trocas de ideias. Estava muito entusiasmado com a perspectiva de influir decisivamente nos destinos da EstatÃstica na Unicamp, que na Ãpoca atravessava tempos dÃfÃceis. A tarefa foi realmente ardua como ele me relatou algumas vezes , mas a competÃncia e a dedicaÃÃo do Norberto foram notÃveis., como atestam por exemplo os depoimentos do Gilberto Paula e de Renato Pedrosa. Norberto certamente farà muita falta e deixa muita saudade.
Carlos Alberto (Caio) Dantas
gausscordeiro escreveu:

Caros Redistas,

Fiquei sabendo agora pela Profa. Hildete e informo a todos, com grande pesar, o

falecimento do Prof. Norberto Dachs da UNICAMP hoje pela manhà em Campinas.

A pedido dele, o corpo serà transportado para SÃo Paulo e cremado.

Norberto influenciou pela sua competÃncia cientÃfica inÃmeros estatÃsticos

da minha geraÃÃo e, entre muitos, os seus "pupilos" da turma de engenharia

do ITA de 1974.

Acredito que pessoas muito mais capacitadas do que eu (Migon, Morettin, Mauro Marques,

entre vÃrios outros) irÃo se pronunciar sobre o grande papel de Dachs para a

estatÃstica na AmÃrica Latina.

A Ãltima vez que conversei com Norberto - estava com o Mauro Marques -,

foi por telefone hà cerca de dois anos para esclarecer uma dÃvida sobre

os primÃrdios da estatÃstica no PaÃs.

Todos sabÃamos da sua brava luta contra o cÃncer que o vitimou.

Certamente, Norberto irà fazer muita falta a seus inÃmeros amigos

e a comunidade estatÃstica brasileira.

Gauss Cordeiro

"O Ãnico lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho à no dicionÃrio" (Vidal Sasson)

<http://www.frasesfamosas.com.br/de/winston-churchill.html>