Re: [ABE-L]: O Erro de Fisher?

Caro Amigo Zé,

Em relação a minha assertiva da normal só ter
dois parâmetros acho que está correta. Eu não disse
momentos, mas acho que está implícito que era o número
de parâmetros (dois) a estimar com pensava Karl Pearson
que queria mais parâmetros para modelar a assiemtria e
a curtose dos dados.

No mundo de hoje, a distribuição normal não vale
tanto quanto no passado. Veja o grande número de
distribuições que tem surgido mais recentemente,
até de vários brasileiros na jogada.

Entre as generalizações da normal têm a beta normal
(Eugene et al. 2002) e a K-normal (Jonas, 2008; Cordeiro e Castro, 201?)
com realmente 4 parâmetros a estimar.

Generalizando a exponencial tem a beta generalized exponencial
(BGE) de Barreto-Souza et al. (2009) com 4 parâmteros.
O Barreto-Souza é do Wagner, um jovem estatístico pernambucano
super-talentoso, que está no IME fazendo doutorado.

Quanto ao zero acho que foi uma grande invenção.
Mas para mim a maior invenção da humanidade é a identidade
de Euler

exp(\pi i) + 1= 0.

Deixei a cerveja mas vale um bom vinho papeando
com você.

Grande abraço,

Gauss

Quoting Jose Carvalho <carvalho@statistika.com.br>:

Caro Gauss (só de brincadeira!)

Citando seu mail:

Um outro ponto importante do autor do livro é apresentar o sistema
de distribuições de Karl Pearson com os quatro parâmetros (média,
variância, assimetria e curtose) que definem uma distribuição
desse sistema. Pearson acreditava que esses parâmetros representavam
"o que se quer determinar" numa investigação científica.
A normal só tem os dois primeiros parâmetros, pois os dois últimos
são nulos.

Ué, só tem os dois primeiros parâmetros? A normal tem momentos de qualquer
ordem finita. Zero é um número tão bom como outro qualquer. Aliás, na
democracia dos números, todos são iguais, mas o zero é mais igual do que os
outros. Tão especial, que Bento de Jesus Caraça arriscou dizer que o zero foi
uma das maiores invenções da humanidade.

Será esta mais uma "imprecisão" do Salsburg?

Abraços. (Devo a cerveja, somente num papo ameno vale isto).

Zé C.

;-)