Re: [ABE-L]: Cadê os associados da ABE? OU melhor: como atingir um publico maior de estatisticos no BRasil

Colegas,

A evidência sobre o pequeno número de associados em dia com a ABE e as manifestações recentes nesta lista não deixam margem a dúvidas: para crescer a ABE vai precisar se reinventar para atrair e manter sócios da esfera profissional da Estatística, e mais ainda: pessoas interessadas em Estatística que nem se vejam como Estatísticos, mas são usuários e aplicadores das ferramentas e idéias da Estatística em suas áreas de atuação.

Notem que muitas sociedades científicas no exterior também enfrentaram este dilema: de um lado têm suas raízes fortemente ancoradas na academia (daí a designação de 'sociedades científicas'); de outro, para crescer, precisam abrir espaço para atrair e envolver profissionais que não são ligados à academia. Aqui na Inglaterra a Royal Statistical Society viveu um processo desse tipo em meados dos anos 1990. Creio que em 1993 se deu sua fusão com o 'Institute of Statisticians', e de lá para cá não parou de crescer e se fortalecer. Uma das áreas em que tem mais atividade hoje em dia é na da 'educação profissional continuada', com a oferta de inúmeros cursos curtos. Note que estes não ocorrem somente nos congressos da RSS, mas durante todo o ano.

Saudações, Pedro.