Re: [ABE-L]: duas faces da moeda

Pergunto se a união de forças (passando por cima das diferenças e desavenças) entre sociedades, associações e órgãos diversos é mesmo impossível mesmo que seja por um objetivo comum: fortalecimento e crescimento da nossa área no país.

Leis são como micro-organismos: se inócuos, ninguém faz nada; se fazem bem, todos gostam; se causam poucos danos, poucos se interessam; se causam muitos danos, há grande interesse no seu combate.

No mundo das profissões, nenhuma lei deve existir para reservar mercado, pois isso é inconstitucional. No entanto, muitas leis são propostas (e aprovadas) tornando a vida de muitos bons profissionais bens intencionados um inferno.

Quanto mais nebulosa for a intersecção, mais problemas profissionais teremos. Vejam, por exemplo, o que diz o PLS (Projeto de Lei do Senado) Nº 658 de 2007 apresentado pelo Conselho Federal de Economia, no seu "Art. 1-A A atividade profissional do Economista: (...) § 2° São atividades inerentes à profissão de Economista: (...) XII - estudos, pesquisas e análises estatísticas", ou seja, quaisquer estudos estatísticos ligados às finanças/economia deverão ser realizados por economistas de carteirinha! E nós, estatísticos (ou não-economistas) o que faremos se isso for aprovado? Se for como a gripe suína, talvez seja muito barulho por nada (alguns são afetados, mas a vida continua); mas se for grave, talvez os estatísticos (grupo de risco) devam se unir para pensar num antídoto, já que muitos de nossos formandos estão felizes da vida na área financeira!

Não defendo a reserva de mercado, mas defendo que não sejamos os tolos da vez, aqueles que verão os tapetes serem puxados debaixo de nossos pés. E para a busca de um bom antídoto, a nossa união também pode ser importante.

Só por curiosidade, o Conselho Regional de Economia de SP arrecada pouco menos de R$ 7 milhões ao ano e nós, CONRE-3 (que engloba mais três estados além de SP), menos de R$ 200 mil (dos quais 20% vão para o Conselho Federal de Estatística). O Conselho Federal de Economia (que também arrecada 20% dos seus Regionais) projetou para 2009 nada menos que R$ 4 milhões....

Doris

ps... Prof. Gauss, eu também acho que saber matemática (sobretudo cálculo e álgebra linear) é fundamental para ser um bom estatístico; nas minhas andanças pelas universidades sempre incentivo os alunos a se dedicarem bastante nos dois primeiros anos pois, assim, as chances de colher bons frutos crescerão.