RE: [ABE-L]: Sobre as bolsas de Mestrado.. Ponto final...

A seis anos atrás na UFPE, minha tuma de Mestrado,  a "turma de Tatiene", bem comentava em "papos de corrredor" que no Mestrado aprendíamos muito, crescíamos intelectualmente mas também espiritualmente, pois com nossa bolsa adquiríamos todo mês uma boa dose do dom do desprendimento, desprendimento total de luxos, de bens materiais, de boa vida social...

Fiquem felizes (muito felizes !!!) os que pegaram bons tempos!!!  Com certeza há 35, 30, 20 anos atrás a carreira acadêmica, desde a formação, era muito mais atraente, motivante e gratificante do que é pra todos nós hoje... Se o poder aquisitivo de um mestrando era este comentado, eu, que desprendo-me todo mês de quase 10% do meu salário líquido de Assistente para pagar a AMPLA (concessionária de Niteroi que vende a energia mais cara do país), suspiro e deliro de desejo ao supor qual era o poder aquisitivo de um professor daquele tempo.. Ôôôôôô sonho!

Se a bolsa de Mestrado corrigida pelo salário mínimo deveria estar em 4236,15 reais, valor este que, sendo livre de tributos, seria superior ao rendimento líquido atual de um Professor Assistente,  em quanto deveriam estar nossos salários???

Nem estimemos!!! É melhor nem pensarmos e colocarmos um ponto final mesmo nessa conversa porque se formos parametrizar mais, nem no sarro, nem de birra, nem Francis Hime e Chico Buarque nos consolará... Vamos continuar "levando esta chama" e  nos traduzindo nestas palavras de outra música que amo, também do Chico Buarque:

'Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
Com toda a cama, com toda a lama
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa chama

Mesmo com todo o emblema, todo o problema
Todo o sistema, todo Ipanema
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa gema

Mesmo com o nada feito, com a sala escura
Com um nó no peito, com a cara dura
Não tem mais jeito, a gente não tem cura
Mesmo com o todavia, com todo dia
Com todo ia, todo não ia
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa guia

Mesmo com todo rock, com todo pop
Com todo estoque, com todo Ibope
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando esse toque

Mesmo com toda sanha, toda façanha
Toda picanha, toda campanha
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa manha

Mesmo com toda estima, com toda esgrima
Com todo clima, com tudo em cima
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa rima

Mesmo com toda cédula, com toda célula
Com toda súmula, com toda sílaba
A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula!"

Beijos

Keila Mara Cassiano
Departamento de Estatística
Universidade Federal Fluminense

> Date: Sun, 18 Oct 2009 09:46:14 -0300
> From: gauss@deinfo.ufrpe.br
> To: abe-l@ime.usp.br
> Subject: Re: [ABE-L]: Sobre as bolsas de Mestrado
>

> Cros Redistas,
>
> Seguindo o ponto do Moisés, vejam a Manchete da
> Folha de São Paulo de hoje em:
>
> http://www1.folha.uol.com.br/fsp/
>
> intitulada
>
> "Brasileiro paga luz a mais há 7 anos"
>
> Com uma única observação confiável (amostra de tamanho um),
> eu fiz aqui na rede a mesma inferência só que há 35 anos...
>

> Saudações,

> [...]

Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!