Re: [ABE-L]: Cultura inútil!

Calma, gente! Embora haja razão em se deplorar a qualidade da educação no
Brasil, em todos os níveis, o simples fato de haver "doutores" buscando
emprego de gari não é, necessariamente, indicador da qualidade do "doutor".
Quando estive estudando em Iowa, soube de vários doutores (sem aspas)
desempregados, que aceitavam serviços que exigiam menor qualificação. Havia uma
crise no mercado de trabalho.  Emblemático era o caso de um PhD em engenharia
química, que eu conhecia, que trabalhava como frentista em um posto de
gasolina. Até arranjar um emprego em uma indústria de petróleo, levando mais
de um ano de experiência... como frentista do posto.

O pior da notícia do concurso para garis é o que ela mostra do mercado de
trabalho. Pessoas, em tese super-qualificadas, aceitando um serviço, qualquer
serviço, apenas para ter um emprego indicam, a meu ver, uma enorme deficiência.
Mas as notícias que se veiculam mostram, ao contrário, "crescimento do número
de carteiras assinadas", "recuperação do mercado de trabalho" e por aí vai. O
ufanismo da propaganda chapa branca mascara a difícil situação que vivemos.

Não obstante o reparo, concordo que o ensino superior e o de pós-graduação tem
sofrido um crescimento em número de cursos e vagas, sem que haja quadros
docentes formados para trabalhar nos numerosos postos novos. A qualidade do
produto - gente formada - cai, como conseqüência direta. Mas interessam apenas
os números - de vagas e de "formados". Serve para manchetes, não serve?

Abs