Uma lição para ficar

Caros Redistas,

Eu enfatizei há pouco que os bolsistas de mestrado ganham
um valor de bolsa muito reduzido e - por conta disso -,
muitos bons alunos não são atraídos para o mestrado.
Existe, também, o outro lado da moeda (mas positivo)
que deve servir de exemplo: alunos que mesmo SEM bolsa de
mestrado - por conta de um trabalho incessante -, persistem
com suas pesquisas produzindo artigos de excelente qualidade.

Permitam-me exemplificar: os alunos Rodrigo Pescim,
Mariana Urbano e Elizabeth Hashimotoa,
todos da ESALQ, que sob uma orientação séria e muito
competente dos professores Edwin Ortega e Clarice Demétrio,
fizeram dissertações de mestrado de excelente qualidade.
Acompanhei d eperto - nas minhas várias idas a Pira em 2008 -,
(co-orientei os dois primeiros alunos) os seus trabalhos de
mestrado e sem medo de errar posso atestar que eles serão
(em muito breve) bons pesquisadores.  Dois artigos recentes
no CSDA (2009) foram gerados desse trabalho árduo
(atachados):

"The beta generalized half-normal distribution"
(doi:10.1016/j.csda.2009.10.007)

"The log-exponentiated Weibull regression model for interval-censored data"
(doi:10.1016/j.csda.2009.10.014)

A lição para nós é essa: a começar do mestrado, devemos formar
futuros pesquisadores de estatística e não apenas ofertar
diplomas, como está sendo comum em muitas pós do País.

Infelizmente, para meu imenso constrangimento, no meu glorioso
Pernambuco -, celeiro de capital humano de ponta nas
áreas de matemática, física e estatística.

Cordias Saudações,