Re: [ABE-L]: fé e religião

Prezados redistas:

O meu micro está ficando carregado com o grande número de mensagens que
estou recebendo da lista da ABE com uma discussão muito perigosa e
explosiva.Eu, apesar de ser descendente de imigrantes do oriente médio
(berço das 3 grandes religiões: judaísmo , cristianismo e islamismo) não
professo nenhuma religião, mas respeito cada opinião.Em caso contrário,
estaríamos defendendo tiranos como o Josef Stalin, que criou um ministério
de religiões e crendices para controlar seitas não atraentes para o
regime.Talvez os estatísticos poderiam dar uma grande contribuição para esse
tema analisando dados arqueológicos ou dados recentes com as grandes
descobertas cosmológicas obtidas com sondas espaciais, telescópios orbitais,
etc , para tentarmos identificar algum ponto de convergência para uma
inteligência suprema que governa o universo.Cada dia que passa, notamos que
nossa insignificância é cada vez maior.Quando criança, fui muitas vezes
obrigado a ler livros sagrados como a bíblia, e honestamente não tive
paciência para ler o livro inteiro.Um livro de cabeceira que sempre tive
desde muito jovem era o livro do Bertrand Russel (a história da civilização
ocidental) e não a bíblia.Isso me ajudava muito para várias
indagações.Alguns estatísticos já tem analisado dados desse tipo (por
exemplo, Equidistant Letter Sequences in the Book of Gênesis Doron Witztum,
Eliyahu Rips, and Yoav Rosenberg ,Source:Statistical Science, Volume 9,
Number 3 (1994), 429-438).Avançamos muito nesses últimos dois ou três mil
anos, em termos de civilização e tecnologia  mas as respostas às nossas
indagações primárias relativas a nossa existência  são todas respondidas por
interpretações de mil,dois mil ou mais anos.O conhecimento nessa época era
escasso, muitos livros, mesmo sagrados como a bíblia foram em parte
compilações de livros mais antigos dos egípcios, sumérios, babilônios e
outros povos anteriores.Todos com suas crenças primitivas e
interpretações.Eram os deuses astronautas? É importante salientar que todas
as grandes religiões tiveram alguma relação com cosmologia (algum asteróide,
algum cometa, etc).As civilizações egípcias, astecas, incas surgiram por
acaso? O ser humano como existe hoje depois de muita evolução tem mais de
dois milhões de anos e só iniciou a civilização muito recentemente.Será que
os dinossauros foram extintos por acaso? Isso levou ao fortalecimento de
espécies mais avançadas que resultaram no ser humano. Acho que temos  muitos
dados para serem analisados estatisticamente.Abs,Jorge A Achcar