Re: [ABE-L]: Chico Xavier

Prezado Gauss,

Como espírita praticante, ainda no princípio da acumulação de conhecimentos acerca do espiritismo e admiradora de grande parte de suas contribuições a esta lista de discussão, gostaria de colocar alguns pontos em relação ao seu ceticismo nos tópicos da reencarnação e da criação do mundo.

As minhas colocações se baseiam no pentateuco que fundamenta a Doutrina Espírita, codificado por Allan Kardec, denominado "O livro dos Espíritos", o qual sugiro fortemente a leitura caso você deseje ter mais informações sobre os fundamentos e princípios. Este livro dispõe de perguntas e respostas, as quais tentam suprir de forma lógica e consistente (na visão dos espíritas, obviamente), a toda e qualquer dúvida a respeito da doutrina.

Desde já, reitero que não possuo conhecimentos profundos em física, o que faz com que seja difícil que eu construa argumentos mais profundos, mas de qualquer forma me disponho a correr o risco e debater contigo.

Em relação à assertiva de que "tudo aquilo que tem energia acaba morrendo", conforme meus precários conhecimentos da doutrina, seria uma dedução científica correta ao atual desenvolvimento intelectual do homem. Os espíritas acreditam, conforme as perguntas 17 e 18, que o homem ainda não possui faculdades suficientes para compreender o mistério do princípio das coisas. Ademais, há um papel intermediário entre o espírito (nossa individualidade, que persiste no tempo segundo nossa crença) e a matéria (que morre) que se denomina fluido universal, uma matéria sutil e independente. Desta forma, "aquilo que tem energia e que acaba morrendo" morre de acordo com as descobertas científicas atuais, que não se esgotam na visão dos espíritas, porque muito há ainda pela ciência a ser descoberto... Segundo os Livro dos Espírtos, a matéria inerte se decompõe e toma nova forma: o princípio vital retorna à massa. Desta forma, aquilo que teria energia nunca poderia "morrer" num sentido mais amplo, mas sim se transformar...

A sua segunda afirmação de que "Espiritismo afirma ainda que Deus criou o mundo do nada" está equivocada. Na verdade acreditamos sim que Deus criou o universo. Os "mundos", contudo, seriam fruto da condensação da matéria disseminada pelo espaço (o chamado fluido universal, matéria sutil). Ao meu ver, o por quê da criação do universo é o único mistério do espiritismo, mistério este não revelado porque o homem ainda não ainda se desenvolveu intelectualmente ao ponto de compreendê-lo. Ademais, acrescento que a Doutrina Espírita é perfeitamente entendível sob o ponto de vista de parte da teoria da evolução de Darwin, e admite que o planeta passou por intensas transformações ao longo de muitos milênios para chegar onde estamos. Em outras palavras, não acreditamos que Adão e Eva foram os primeiros a habitar este mundo...

Enfim, espero que nesta lista existam mais espíritas que possam contribuir para esta discussão, dados meus incipientes conhecimentos, mas ofereço meu profundo respeito aos seus posicionamentos.

Cordial abraço,

Raquel Guimarães
Doutoranda em Demografia
CEDEPLAR/UFMG