efeitos danosos

Caros Redistas,

Como inÃmeros outros colegas pesquisadores sempre me
preocupo com o nÃvel de qualidade das dissertaÃÃes
de mestrado e das teses de doutorado bem como com o
nosso alunado. A diferenÃa à que eu escrevo e exponho
publicamente minhas ideias e posiÃÃes (sem qualquer temor do
patrulhamento perverso existente nas universidades) e eles nÃo,
preferem naturalmente se preservar. A universidade tem que ser
pluralista e certamente nÃo à uma uma prefeitura interiorana
regida pelo toma là dà cÃ.

A estatÃstica brasileira evoluiu muito bem em inÃmeros
Departamentos de EstatÃstica nas duas Ãltimas dÃcadas.
Contudo,Âproblemas sÃrios persistem e entendo que o principal
objetivo da soluÃÃo de um problema à o reconhecimento
de sua existÃncia. Em diversas universidades a boa estatÃstica
està concentrada em muito poucos pesquisadores.

Eu seria um sonhador se desejasse que todas as universidades do
PaÃs tivÃssem bons Departamentos de EstatÃstica. Mas, entendo
que muitas poderiam melhorar se conseguissem atrair pesquisadores
verdadeiramente ativosÂe mais interessados na pesquisa
cientÃfica.

Algumas pessoas na rede destacaram muito bem as qualidades
do Prof. Heleno Bolfarine. Eu gostaria de enfatizar, ainda,
que Heleno, Morettin, Josemar, Carlinhos, Migon e inÃmeros
outros colegas com 60 anos ou mais (nÃo citarei aqui todos
por um simples problema de espaÃo) jà fizeram pela estatÃstica
brasileira muito mais do que Departamentos inteiros de
EstatÃstica do PaÃs, incluÃdos nesses docentes de todas as
idades. Essa assertiva à verdadeira!

Os alunos de hoje que nÃo estudam, pocedem assim porque
realmente sà almejam diplomas. Afinal, eles tem todas
as facilidades possÃveis e imaginÃrias. Eu nÃo tinha
nada disso quando era estudante. Gastei quase 8 meses
para datilografar (numa mÃquina de escrever IBM) minha
tese de doutorado em 1982.ÂUm aluno hoje gastaria duas semanas.

Meu ponto principal: nÃo adianta em nada formar um mestre ou
um doutor improdutivo. Diz um provÃrbio da sabedortia popular:

"Uma laranja podre apodrece todas as outras".

Eu acrescento: esse fato de per si tem efeitos danosos no curto e
longo prazos.

Cordiais SaudaÃÃes,

Gauss

"O maior antro de corrupÃÃo no Brasil à o Senado Federal" (G. M. Cordeiro).