RES: [ABE-L]: Amostragem acidental é probabilística?

    Gilênio,

    Também não concordo em atribuir o termo "amostragem acidental" à "amostragem probabilística". Na probabilística, a população e a probabilidade (calculável e diferente de zero) de inclusão de cada elemento, na amostra, precisariam estar bem definidas. O que for diferente disso não deveria ser chamado de "amostragem probabilística". Portanto, creio que o termo "acidental" tenha sido mesmo uma infelicidade na tradução.

 -----Mensagem original-----
De: Pedro Luis Nascimento Silva [mailto:pedronsilva@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 20:01
Para: Gilenio Borges Fernandes; abe-l
Assunto: Re: [ABE-L]: Amostragem acidental é probabilística?

Caro Gilenio,

uma tradução mal feita do livro Sampling techniques, 2a. edição, do Cochran, de 1963, pode ter dado origem a esta utilização infeliz do termo. Nesta tradução amostragem aleatória é traduzida como amostragem acidental.

Nos meus cursos de amostragem discuto com os alunos e menciono que considero esta tradução 'um acidente'.

Eu jamais usaria o termo amostragem acidental para me referir a amostragem probabilística no sentido que o Adilson definiu.

Saudações, Pedro.