Deu na Folha de São Paulo

Folha de SãPaulo, 29 de janeiro de 2011

Vamos àempresas, diz presidente do CNPq

O fíco Glaucius Oliva disse querer mais bolsas para cientistas na iniciativa privada

Ayrton Vignola - 07.out.2009/Folhapress
O fíco Glaucius Oliva durante debate para reitoria da USP

SABINE RIGHETTI
DE SÃ PAULO

O fíco da USP Glaucius Oliva assumiu nesta semana a presidêia do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolóo), falando em aumento na inovaç e em maior formaç de pessoas em exatas.
Oliva disse que pretende ampliar as relaçs entre universidade e empresas e investir na qualificaç cientíca jáo ensino méo.
O fíco ganhou notoriedade durante as eleiçs àeitoria da USP, quando foi o candidato mais votado ao cargo, mas nãfoi escolhido por Joséerra (que optou pelo segundo colocado da lista tríice, JoãGrandino Rodas). Em entrevista exclusiva àolha, ele falou sobre sua futura gestã Acompanhe:

Folha - O senhor jára diretor no CNPq. Esperava ser convidado para a presidêia?
Glaucius Oliva
- Nã O meu nome foi levantado por conta da minha histó na academia. E acabei ficando mais conhecido com as eleiçs para reitoria da USP.

Manter a sua vida acadêca éma prioridade?
Sempre defendi que os gestores de ciêia e tecnologia tambéfossem cientistas. Épreciso conhecer a outra ponta da linha. Eu continuarei com as minhas atividades cientícas. Tenho dois orientandos de doutorado e um póoutor na USP.

O senhor fala muito sobre fortalecer as relaçs entre universidade e empresa.
Exatamente. Precisamos consolidar o sistema de inovaç do paíe formar mais pessoas. Para isso, éecessáo um canal de comunicaç féil entre a indúa e a academia. Pretendo ampliar o Programa Rhae (Recursos Humanos em Áeas Estratécas), voltado para pesquisa em empresas. No ano passado, foram R$ 30 milhõem bolsas em empresas. Nesse ano serãR$ 40 milhõ

Háutro objetivo que pretende trabalhar na sua gestã aléda inovaç?
A educaç em ciêias e matemáca. Isso éma dída social do paí A ideia émpliar o programa de iniciaç cientíca jú, que éocado no ensino méo.

Ser presidente do CNPq éelhor do que ser reitor da USP?
Se o time ganhar, e nesse caso o time é Brasil, eu estarei feliz por ter jogado em outra posiç. O importante éontinuar jogando.

SAIBA MAIS

CNPq érincipal financiador de ciêia do paí

DE SÃ PAULO

O CNPq éhoje, a mais importante agêia nacional de financiamento àesquisa cientíca e tecnolóa de todo o paí Ele teve R$1,8 bilhãno orçento de 2010, boa parte do Ministéo da Ciêia e Tecnologia.
Os recursos sãliberados aos cientistas por meio de bolsas de pesquisa e tambépor outras formas de auxío, como programas de pesquisa.
A instituiç tambééesponsál pela integraç dos dados de todos os cientistas e dos 26 mil grupos de pesquisa do paí