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Deu na Folha de São Paulo



Folha de SãPaulo, 24 de marçde 2011

TENDÊCIAS/DEBATES

A preferêia pela USP

TELMA ZORN


Considerar que a desistêia de matríla de alunos resulta do desprestío da USP éipóe indevida para uma instituiç que tem reconhecido méto


A USP, por meio de parâtros universalmente reconhecidos, consolidou sua liderançentre as universidades brasileiras e da Améca Latina. Cumpre com excelêia seu papel de universidade púa mantida pela sociedade. Esse reconhecimento decorre de trabalho permanente de reflexã avaliaç e renovaç.
O nú crescente de candidatos que nãse matriculam na USP aponta para questãatual e importante: a expansãde vagas no ensino superior e a porcentagem daquelas que nãsãocupadas.
Antes de qualquer anáse, éecessáo apresentar os dados corretos. Os nús da Fuvest, divulgados pela imprensa, referem-se ao total de candidatos convocados para 2ª chamada, que incluem aqueles com ensino méo incompleto e que, portanto, nãpodem efetuar matríla. Incluem tambéos remanejados para opç de curso de maior preferêia, manifestada no processo de inscriç.
Esses candidatos remanejados e presentes na 2ª chamada tambéconstam da 1ª chamada. Éfato que eles nãdesistiram da matríla na USP. A interpretaç desses nús feita aténtãnãérecisa, e as conclusõsãincorretas.
Dos 2.562 nomes constantes na 2ª chamada, 2.221 sãcandidatos que nãse matricularam na 1ª chamada, sendo que, destes, 479 com ensino méo incompleto.
Assim, 1.742 candidatos, com ensino méo completo, nãefetuaram matríla apó 1ª chamada, o que resulta em 16,35% do total de vagas (e nã24,1%, como divulgado), os quais, por razõdiversas, nãefetuaram matríla na melhor universidade do Brasil. O exame correto dos dados mostra que houve, de fato, aumento de 4,39 pontos percentuais em relaç a 2010.
Os candidatos competem em váos vestibulares. Énatural que o aprovado em mais de uma das boas universidades do Estado possa considerar para sua escolha, alédo modelo acadêco de cada universidade, fatores econôos, familiares e geográcos.
Considerar que a desistêia de matríla resulta do desprestío da USP éipóe indevida para instituiç de reconhecido méto pela qualidade do ensino de graduaç e póraduaç, da formaç de docentes e pela contribuiç na construç do conhecimento.
A complexidade dos fatores nos obriga a realizar uma profunda anamnese, que dênformaçs precisas sobre as causas do fenôo.
Estám andamento consulta direta àeles que nãse matricularam. Jáe sabe, entretanto, que a multiplicaç de vagas nas universidades federais e privadas e os programas instituís pelo MEC propiciaram outras opçs para os candidatos e promoveram a descentralizaç do ensino. Énotó a relaç inversa entre o aumento da oferta de bolsas do ProUni e o nú de inscritos na USP.
A universidade nãdeve se apartar das transformaçs do meio externo e dos programas de desenvolvimento do paí Na úa déda, a USP contribuiu com a expansãdo ensino superior, ao ampliar em 48,46% o nú de vagas. Novas carreiras foram criadas e devem ser constantemente avaliadas.
Nesse sentido, a próitoria de graduaç elaborou o documento "Diretrizes para a Criaç de Novos Cursos"", aprovado no Conselho Universitáo em 2010, que convoca àeflexãsobre ampliaç de vagas e criaç de novos cursos.
O processo de expansãdeve ser indissociál da anáse críca e, portanto, o documento prevêeavaliaç de todos os cursos pelas unidades que os oferecem, em termos de atualidade com as demandas sociais e da sincronia entre as tendêias cientícas na áa e o mercado de trabalho.
Cabe àSP preservar sua liderançacadêca, ampliando, com qualidade, todas as suas atividades, o que éeu compromisso primordial com a sociedade.

TELMA ZORN éróitora de graduaç da USP.