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RE: [ABE-L]: abre o olho...




Duas observacoes: 
1) Quanto a importancia relativa da carreira na Universidade, em relacao aas outras funcoes de Estado (Retorica e elogios baratos de nada me valem. Analiso aqui apenas o salario):     
> Se o cargo ainda não chegou ao mesmo  > patamar do topo das carreiras de estado,   
Ao menos no caso da USP, o tempo verbal esta errado. Nossa carreira ja foi equiparada aa do Judiciario, tendo sido iguais os salarios de Catedratico e Desembargador. Com o tempo, fomos sendo empurrados ladeira abaixo... 
2) Quanto a este:  Concurso Publico - Interno.  Gramaticalmente, isto eh um oximoro: (Oxi - acido, picante, Moros - burro, idiota) 
Uma resolucao destas aprovada com um Conselho Universitario constitui um diagnostico infalivel de cancer corporativo das variedades mais agressivas. Esta biboca nao tem mais jeito. Eh melhor fechar. 
---Julio      
________________________________
> From: lpbraga@im.ufrj.br 
> To: abe-l@ime.usp.br 
> Date: Fri, 1 Jul 2011 07:45:57 -0300 
> Subject: [ABE-L]: abre o olho... 
>  
>  
> Universidade de El Dourados 
>  
> Luis Paulo Vieira Braga 
>  
> O cargo de professor titular nas universidades federais representa o  
> ápice da carreira acadêmica atual, herdada do regime dos catedráticos.  
> Com a relativa recuperação salarial havida no governo Lula, o cargo  
> também trouxe benefícios financeiros, usualmente complementados por  
> bolsas de pesquisa e/ou projetos de consultoria através das Fundações  
> Universitárias – monumentos à minoridade financeira das universidades  
> federais. Se o cargo ainda não chegou ao mesmo patamar do topo das  
> carreiras de estado, inegavelmente dá ao seu ocupante visibilidade  
> privilegiada dentro e fora da academia. O acesso a essa posição se dá  
> através de concurso público, mesmo para aqueles que já são do quadro da  
> universidade, devendo - pelo fato de seguir as diretrizes de concurso  
> público - ser aberto a qualquer candidato que apresentar as condições  
> mínimas no ato de inscrição. Pode, portanto, o concurso para professor  
> titular ser coroamento de uma carreira interna bem sucedida, ou  
> instrumento de renovação, atraindo novos valores principalmente para  
> instituições universitárias mais jovens, ou setores pouco desenvolvidos  
> de universidades tradicionais. Recentemente, o Ministro da Ciência e  
> Tecnologia especulou sobre a iniciativa de se atrair pesquisadores  
> brasileiros no exterior, ora concursos para professor titular poderiam  
> ser uma parte desse plano... 
>  
> No entanto, na Universidade Federal de Grande Dourados, o Conselho  
> Universitário aprovou uma  
> resolução<https://docs.google.com/document/d/1ko_G8jgRlTTeb_GnVVIKuzajqKNdBVTPuQXgNTXuKDs/edit?hl=pt_BR>  
> que formata o concurso para professor titular preferencialmente em uma  
> só direção – exclusividade para os professores da casa. No inciso III  
> do artigo 2º da Resolução 97, estipula o seguinte: “comprovar atuação  
> relevante, regular e abrangente na vida acadêmica da UFGD, nos últimos  
> 4 (quatro) anos, revelando compromisso para com a Instituição,  
> capacidade de autonomia, liderança e criatividade, evidenciados na  
> realização de atividade do tipo: 
>  
> a) participação em projetos de inovação pedagógica, criação de cursos  
> ou disciplinas, orientação formal de estagiários e bolsistas,  
> participação em programas de formação de mestres e doutores, incluindo  
> orientação de dissertações e teses; 
>  
> b) produção intelectual relevante na área de conhecimento do concurso,  
> mediante a divulgação regular de resultados de pesquisa de reconhecida  
> qualidade científica, sob a forma de publicações originais de livros,  
> capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais,  
> indexados ou que apresentem comitê editorial, trabalhos completos em  
> anais de congressos nacionais e internacionais, produção científica,  
> tecnológica ou artística de qualidade e reconhecido mérito; 
>  
> c) coordenação de projetos de pesquisa, criação, coordenação e  
> participação em de grupos de pesquisa, formação de pesquisadores e  
> captação de recursos em órgãos de fomento; 
>  
> d) atuação relevante em atividades de extensão, evidenciada por  
> projetos desenvolvidos, pelo impacto social da atividade exercida,  
> volume de recursos captados, envolvimento do alunado e interface dos  
> projetos com o ensino e a pesquisa.” 
>  
> É verdade que em seu artigo 8º, o Conselho admite que a seleção por  
> concurso público não poderá garantir aos professores da casa a  
> preferência, mas qual candidato externo vai querer se imiscuir em  
> Dourados se não for bem vindo? 
>  
> O fato explicita a prática em muitos concursos para professores  
> titulares em todo o Brasil e reflete a esquizofrenia das universidades  
> federais. Defendem eleições para Reitor, mas submetem-nas ao Ministro  
> da Educação. Buscam cada vez mais recursos extra-orçamentários, mas  
> dependem cada vez mais do orçamento. Solicitam vagas no serviço  
> público, mas querem selecionar candidatos e não concursá-los. 
>  
> Muitas instituições no Brasil precisam ser reformadas, a universidade é  
> uma delas, quanto mais se adia essa decisão, mais profunda se torna sua  
> crise de gestão, tocada a base de improvisos, simulacros e  
> principalmente de equívocos. 
>  
>  
> Prof. Luis Paulo 
> C.P. 2386 
> 20010-974 Rio de Janeiro, RJ 
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