[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico]
[Índice de assunto]
RE: [ABE-L]: abre o olho...
- Subject: RE: [ABE-L]: abre o olho...
- From: Julio Stern <jmstern@hotmail.com>
- Date: Fri, 1 Jul 2011 13:51:35 +0000
Duas observacoes:
1) Quanto a importancia relativa da carreira na Universidade, em relacao aas outras funcoes de Estado (Retorica e elogios baratos de nada me valem. Analiso aqui apenas o salario):
> Se o cargo ainda não chegou ao mesmo > patamar do topo das carreiras de estado,
Ao menos no caso da USP, o tempo verbal esta errado. Nossa carreira ja foi equiparada aa do Judiciario, tendo sido iguais os salarios de Catedratico e Desembargador. Com o tempo, fomos sendo empurrados ladeira abaixo...
2) Quanto a este: Concurso Publico - Interno. Gramaticalmente, isto eh um oximoro: (Oxi - acido, picante, Moros - burro, idiota)
Uma resolucao destas aprovada com um Conselho Universitario constitui um diagnostico infalivel de cancer corporativo das variedades mais agressivas. Esta biboca nao tem mais jeito. Eh melhor fechar.
---Julio
________________________________
> From: lpbraga@im.ufrj.br
> To: abe-l@ime.usp.br
> Date: Fri, 1 Jul 2011 07:45:57 -0300
> Subject: [ABE-L]: abre o olho...
>
>
> Universidade de El Dourados
>
> Luis Paulo Vieira Braga
>
> O cargo de professor titular nas universidades federais representa o
> ápice da carreira acadêmica atual, herdada do regime dos catedráticos.
> Com a relativa recuperação salarial havida no governo Lula, o cargo
> também trouxe benefícios financeiros, usualmente complementados por
> bolsas de pesquisa e/ou projetos de consultoria através das Fundações
> Universitárias – monumentos à minoridade financeira das universidades
> federais. Se o cargo ainda não chegou ao mesmo patamar do topo das
> carreiras de estado, inegavelmente dá ao seu ocupante visibilidade
> privilegiada dentro e fora da academia. O acesso a essa posição se dá
> através de concurso público, mesmo para aqueles que já são do quadro da
> universidade, devendo - pelo fato de seguir as diretrizes de concurso
> público - ser aberto a qualquer candidato que apresentar as condições
> mínimas no ato de inscrição. Pode, portanto, o concurso para professor
> titular ser coroamento de uma carreira interna bem sucedida, ou
> instrumento de renovação, atraindo novos valores principalmente para
> instituições universitárias mais jovens, ou setores pouco desenvolvidos
> de universidades tradicionais. Recentemente, o Ministro da Ciência e
> Tecnologia especulou sobre a iniciativa de se atrair pesquisadores
> brasileiros no exterior, ora concursos para professor titular poderiam
> ser uma parte desse plano...
>
> No entanto, na Universidade Federal de Grande Dourados, o Conselho
> Universitário aprovou uma
> resolução<https://docs.google.com/document/d/1ko_G8jgRlTTeb_GnVVIKuzajqKNdBVTPuQXgNTXuKDs/edit?hl=pt_BR>
> que formata o concurso para professor titular preferencialmente em uma
> só direção – exclusividade para os professores da casa. No inciso III
> do artigo 2º da Resolução 97, estipula o seguinte: “comprovar atuação
> relevante, regular e abrangente na vida acadêmica da UFGD, nos últimos
> 4 (quatro) anos, revelando compromisso para com a Instituição,
> capacidade de autonomia, liderança e criatividade, evidenciados na
> realização de atividade do tipo:
>
> a) participação em projetos de inovação pedagógica, criação de cursos
> ou disciplinas, orientação formal de estagiários e bolsistas,
> participação em programas de formação de mestres e doutores, incluindo
> orientação de dissertações e teses;
>
> b) produção intelectual relevante na área de conhecimento do concurso,
> mediante a divulgação regular de resultados de pesquisa de reconhecida
> qualidade científica, sob a forma de publicações originais de livros,
> capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais,
> indexados ou que apresentem comitê editorial, trabalhos completos em
> anais de congressos nacionais e internacionais, produção científica,
> tecnológica ou artística de qualidade e reconhecido mérito;
>
> c) coordenação de projetos de pesquisa, criação, coordenação e
> participação em de grupos de pesquisa, formação de pesquisadores e
> captação de recursos em órgãos de fomento;
>
> d) atuação relevante em atividades de extensão, evidenciada por
> projetos desenvolvidos, pelo impacto social da atividade exercida,
> volume de recursos captados, envolvimento do alunado e interface dos
> projetos com o ensino e a pesquisa.”
>
> É verdade que em seu artigo 8º, o Conselho admite que a seleção por
> concurso público não poderá garantir aos professores da casa a
> preferência, mas qual candidato externo vai querer se imiscuir em
> Dourados se não for bem vindo?
>
> O fato explicita a prática em muitos concursos para professores
> titulares em todo o Brasil e reflete a esquizofrenia das universidades
> federais. Defendem eleições para Reitor, mas submetem-nas ao Ministro
> da Educação. Buscam cada vez mais recursos extra-orçamentários, mas
> dependem cada vez mais do orçamento. Solicitam vagas no serviço
> público, mas querem selecionar candidatos e não concursá-los.
>
> Muitas instituições no Brasil precisam ser reformadas, a universidade é
> uma delas, quanto mais se adia essa decisão, mais profunda se torna sua
> crise de gestão, tocada a base de improvisos, simulacros e
> principalmente de equívocos.
>
>
> Prof. Luis Paulo
> C.P. 2386
> 20010-974 Rio de Janeiro, RJ
>
> outros e-mails
>
> lpbraga@gbl.com.br
> bragaprof@gmail.com
>
>
> nosso BLOG
> http://observatoriodauniversidade.blog.br<http://observatoriodauniversidade.blog.br/>
>
> BLOG da CPPD
> http://cppd-ufrj.blogspot.com/