Re: [ABE-L]: Texto do Prof. Rafael Moscoso Segóvia

A título de curiosidade, o Prof. Sixto Rios faleceu recentemente já com
idade avançada. Ele morava no aprazível bairro de Moncloa, vizinho ao
campus da principal universidade de Madrid. Ele teve vários filhos entre
os quais David Rios Insua, Professor Titular de Estatística da Universidad
Rey Juan Carlos, de Madrid, e membro da Academia de Ciências da Espanha.

Dani

> Caros Redistas,
>
> Todos os graduados da minha geração conhecem os livros de
> Sixto Rios, que foi professor catedrático da Univerisdade
> de Madrid, e Diretor da sua Escola de Estatística. Um dos seus
> professores colaboradores foi o Prof. Rafael Moscoso Segóvia que
> participou, ativamente, da criação do Curso de Graduação em
> Estatística da UFPE em 1967.
>
> Informo que no site do DE está disponibiliado um documento que
> ele escreveu sobre os primórdios da Estatística em Recife.
> Esse texto mostra um pouco da verdadeira história da Estatística
> [...]
option=com_content&view=article&id=307&Itemid=247

> Esse texto estará sendo disponibilizado para os participantes da
> 43a RR da ABE.
>
> O Prof. Jonio Lemos, que me ensinou duas disciplinas de Análise e
> Topologia, foi um dos mentores desse curso. Ele só dava aula de
> terno de linho branco.
>
> Cordiais Saudações,
>
> Gauss Cordeiro
>
> p.s. Em anexo um manuscrito do Sixto Rios.

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
Instituto de Matemática - UFRJ