abe

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Caros leitores:

Muito se tem falado na rede sobre o pequeno número de sócios da ABE. Como a sede da ABE fica em frente da minha sala, hoje perguntei à Vanessa sobre esse número. Ela me informou que, contando os associados em dia em 2010 e até agora, são cerca de 450. Se contarmos somente os pagantes de 2011 até hoje, cerca de 300. de fato, muito pouco.

A anuidade da ABE é 155,00 reais e a de estudantes, a metade, 77,50 reais. Pensando bem, são valores altos. Por exemplo, a ASA e o ISI cobram cerca de 40/50 dólares para associados dos tais países em desenvolvimento. Menos ainda para estudantes.

Eu gostaria de sugerir à diretoria da ABE que:

1) cobrasse menos, para as duas categorias;

ou

2) cobrasse menos para sócios regulares e zero para estudantes (ou quase zero).

De fato, a ABE não sobrevive com as anuidades somente. E não cobrar, ou cobrar pouco de estudantes, poderia atraí-los e depois, quem sabe, conservá-los. Outras sociedades (como o IMS e IASI) não cobram de estudantes.

Outra sugestão: Nós, professores, deveríamos fazer o seguinte: em todo curso que ministramos, levemos um punhado de fichas de inscrição à ABE para distribuição aos alunos, falemos um pouco sobre a ABE e as vantagens presentes e futuras de se associar. Para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doc.

Acho que isso pode fazer diferença.

Boa sorte!

Pedro