Da Matta

Outro dia falava eu sobre nosso (Seniores) maior patrimônio, nossas lembranças. Em seguida sai um texto do Da Matta sobre a mesma tese. Faz pouco tempo falei sobre o risco de escrever sem planejar, o que faz o indivíduo abrir (querendo ou não) seu consciente, ou inconsciente (ou sua alma) - um perigo -. Não dá para voltar atras, pois palavras ficam gravadas em nossas mentes.

Eis que hoje o Roberto escreveu "Cavalhadas" referindo-se ao texto sobre o filme do Spielberg da semana passada. Então copio seu parágrafo sobre sua escrita:

- Meu texto sobre o cavalo é uma prova de como é realmente impossível controlar o consciente - esse agente motivador da atividade de escrever - e o seu lado obscuro, o inconsciente (esse hóspede não convidado), indispensável em qualquer escrita. Pois durante o ato de escrever, o inconsciente promove incríveis esquecimentos e faz inusitadas lembranças, deixando ao leitor a complementaridade essencial ao sucesso da empreitada. -

Não é espetacular?

Saudações

Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>