> Perdoem-me por ter de ser menos radical do que o Gauss quando defende
> publicadores em detrimento de bons e excelentes professores que simplesmente
> não se interessam por publicar. Garanto aos amigos que existem excelentes
> professores que não se preocupam com publicações, mas com o conhecimento
> profundo dos fundamentos da estatística e da probabilidade (tenho certeza
> que são mais do que preparados para o sucesso se dedicassem suas vidas às
> publicações).
>
> Por outro lado encontramos excelentes pesquisadores com muitos trabalhos
> publicados que não possuem muita excelência didática.
> Em alguns casos, dedicados apenas a um pequeno filão de nossa área,
> desconhecendo todo o restante do universo que define a estatística como
> ciência.
> Deveríamos sempre olhar os dois lados importantes na formação de cientistas
> brasileiros: a pesquisa e o ensino.
>
> Quanto às escolas de estatística Brasileiras, tenho a dizer que já vi muitos
> dos nossos redistas enaltecendo a criação de novos bacharelados, mesmo sendo
> em locais onde não há quadros que permitam um bom início.
>
> Complementando, a própria USP em uma cidade como São Paulo, no momento sofre
> revezes com a falta de excelência de alguns cursos de unidades novas, os
> quais estão sendo fechados por problemas na composição de bons quadros e
> falta de competência, tanto em pesquisa como em ensino.
>
> Há que iniciarmos uma reflexão sobre o que queremos de nossas gerações
> futuras.
>
> Carlinhos
>
> Carlos Alberto de Braganca Pereira <
cpereira@ime.usp.br>