Re: [ABE-L]: três pontos

Caros colegas,

Eu concordo com que existem periódicos importantes de outras áreas onde contribuições *reais* são dadas à Estatística; o IEEE, da Engenharia, é um dos melhores exemplos disso.

No outro extremo, minha questão é a seguinte: usar um conjunto de técnicas já conhecidas, clássicas e tradicionais para analisar o comportamento de um determinado conjunto de dados, na prática, representa pesquisa *em Estatística* ?  Por exemplo, tomar um conjunto específico de dados, rodar uma regressão linear trivial, calcular  (X ' X)^{-1} (X' Y), achar os valores das estatísticas t, o R2 da regressão e a estatística F, etc, etc, e o gráfico da reta de regressão ajustada é fazer pesquisa *em Estatística*? Sei de algumas pessoas que acham que sim. Mas sou da opinião de que isso não é pesquisa *em Estatística*. Portanto, sou da posição de que qualquer periódico cujos artigos forem, em geral, simples aplicações triviais da Estatística em vez de contribuições reais a ela devem aparecer no nosso Qualis, no máximo, com um conceito mais baixo e nunca no extrato A.

Finalmente, quero realçar que essa é a minha opinião pessoal, sem querer desqualificar de forma alguma e até agradecer o trabalho intenso da comissão dedicada a definir e aperfeiçoar o Qualis, cuja existência, como todos sabemos, é fundamental para a avaliação da produção científica brasileira.

Klaus