não consigo mesmo resistir

Caros redistas:

Não resisti em dar um reply ao colega Gauss e a nossa colega Cibele.

Escrevi apenas sobre o que foi escrito e não julguei ninguém, pois não posso desmerecer o trabalho de alguém que produz na academia. Perdoem-me se isso foi o que pensaram de meus comentários. Mas ao Gauss acho que o amigo famoso dele não deve se radicalizar apenas por ser uma pessoa especial e diferenciada, pois são pousos os que se dedicam a esta área que já foi no passado uma importante área da matemática.

Nós escolhemos nosso caminho e temos que aguentar as consequências do reconhecimento e do prestígio. Cada um de nós deve procurar o seu melhor independente do que a sociedade nos julgue.

Com respeito ao que disse da Cibele entendo apenas que publicamos onde nos aceitam para publicação e não onde desejamos. Não há nada errado nisso, só não devemos achar que seria possível publicar em outras revistas superiores no julgamento da sociedade.

Usar um método simples e resolver um grande problema científico para mim tem mais valor do que realizar algo complicado e com pouca chance de uso.

Para terminar vou contar uma fábula e usarei o nome Versage para ilustrar o costureiro famoso pois não lembro quem realmente foi o ilustre.

Certa senhora da alta sociedade francesa certa vez foi ao atelier do Versage com um vestido bonito, mas não lindo. Pediu então ao famoso costureiro para melhorar a aparência do vestido.

A senhora: Caro Versage, gostaria que você fizesse algo com meu vestido pois amanhã vou ao palácio falar com o presidente.

Versage: Pierre por favor pegue a fita vermelha de um metro de comprimento.

Pierre: Aqui está mestre o que pediu.

Versage então fez um lindo laço e colocou um pouco a esquerda do vestido, perto do coração. O vestido agora sim estava lindo.

A senhora:  Puxa isto é realmente mágico! Quanto vai me custar?

Versage: Cinco mil dólares!

A senhora: Tudo isso por uma fita?

Versage então desmanchou o laço e disse, entregando a fita a senhora: A fita é grátis!

Moral da história, Há sim uma mágica criatividade em encontrar métodos simples que resolvem importantes problemas científicos. Claro que não é sempre assim mas quando acontece deve ser muito valorizado.

Saudações
Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>