[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Fwd: Fundação Bill & Melinda Gates



Para conhecimento e divulgação.
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Sistema Financiar <financiar@financiar.org.br>
Data: 26 de março de 2013 10:44
Assunto: Fundação Bill & Melinda Gates oferece 100 mil dólares a projetos inovadores em saúde, agricultura e desenvolvimento
Para: marcel.vieira@ufjf.edu.br

Fundação Bill & Melinda Gates oferece 100 mil dólares a projetos inovadores em saúde, agricultura e desenvolvimento

 

 

O Grand Challanges Explorations (GCE) é um programa de financiamento que busca propostas inovadoras e arrojadas para solucionar grandes desafios na área de saúde, agricultura e desenvolvimento. O programa oferece 100 mil dólares aos projetos vencedores. Em dezembro de 2011, a Fundação Bill & Melinda Gates fechou uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Se um projeto for contemplado pelo GCE, a Fundação do estado do pesquisador vai oferecer um adicional de 50 mil a 100 mil dólares. Projetos premiados que demonstrarem sucesso poderão concorrer a um financiamento adicional no valor de 1 milhão de dólares.

 

As inscrições para a 11ª edição do GCE devem ser feitas online e em inglês e estão abertas até 7 de maio.  O GCE está aberto a estudantes, professores e cientistas com diferentes níveis de experiência ligados a universidades, laboratórios públicos e instituições de pesquisa. Jovens empreendedores, representantes da iniciativa privada e organizações não   governamentais também podem concorrer. Para inscrever e enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE em: https://gce.gatesfoundation.org.

 

Nesta chamada, os candidatos devem apresentar novas soluções de impacto global em 5 diferentes temas:

 

*O Conceito de Saúde Única: a Convergência entre as Saúdes Animal e Humana na Busca Por Novas Soluções: buscam-se aqui abordagens da pesquisa veterinária que possam ser aplicadas a doenças humanas, como tuberculose e malária, e inovações da saúde humana que solucionem problemas em animais que afetam o homem, como a febre aftosa e a tuberculose bovina.

 

*Aumentando a Interoperabilidade de Dados Sociais de Qualidade: no setor social, é comum encontrar sistemas de dados que não se conversam entre si. O objetivo desse tema é permitir a troca de informações entre ONGs, governos e agências para melhorar a compreensão das necessidades de comunidades e facilitar a tomada de decisões para saná-las.

 

*Desenvolvimento de uma Nova Geração de Preservativos: o objetivo é aumentar a adoção e frequência de uso dos preservativos. A camisinha de última geração deve preservar ou aumentar significativamente o prazer. Além do emprego de novos materiais que aumentem a sensibilidade, buscam-se inovações na embalagem e no design que melhorem a experiência do usuário e facilitem a utilização correta do preservativo.

 

*Novas Abordagens para Detecção, Tratamento e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas: novas soluções para males como esquistossomose, filariose e oncocercose incluem estratégias para atacar múltiplas doenças, desenvolvimento de novas drogas e sistemas diagnósticos para um melhor mapeamento dos casos, tratamento, monitoramento e fiscalização de DTNs.

 

* Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras: propostas inovadoras para aumentar a produtividade das mulheres em pequenas lavouras na África sub-saariana. O tema encoraja pesquisadores e empresários, sobretudo de fora da área agrícola, a oferecer ideias que revolucionem a proteção, manejo e colheita de culturas.

 

Não há necessidade de enviar dados preliminares ou comprovação de resultados. O candidato deve apresentar sua proposta de forma clara em apenas duas páginas, explicando por que ela é inovadora, que impacto ela pode gerar e como a pesquisa proposta vai demonstrar sua aplicabilidade. É muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos propostos. Projetos fora dos temas não serão considerados.

 

A descrição detalhada dos tópicos desta edição está em: http://www.grandchallenges.org/Explorations/Pages/introduction.aspx

 

Lançado pela Fundação Bill & Melinda Gates em 2008, o GCE já financiou mais de 800 pesquisadores de 52 países. Três brasileiros já foram contemplados. Um deles é o engenheiro mecânico Antônio Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O prêmio o estimulou a tirar do papel seu projeto de fossa sanitária biodegradável. Formada por tijolos que se decompõem no meio ambiente, ela se degrada quando está cheia e permite a reutilização do solo para agricultura.

 

Atenciosamente,

 

Sistema Financiar

Acesse www.financiar.org.br


--
Marcel de Toledo Vieira
Departamento de Estatística, UFJF