[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Deu na Folha de São Paulo



Caros,

Corroborando com o e-mail da Profa. Clarice. Deem uma olhada nas provas de Matemática 
do ENEM cujo conteúdo é todo do antigo curso ginasial. Não existem questões de trigonometria
(só o triângulo retângulo), geometria especial, enfim, uma vergonha aos alunos que entraram 
na universidade no período 60-74. Os alunos que prestaram exame vestibular no ano que
entre na UFPE sabiam  funções, geometria espacial, continuidade, limites, derivadas, geometria  
descritiva e até as integrais imediatas.

O Brasil retrocedeu em quase tudo na área de ensino e educação, salvo o bom crescimento
de alguns cursos de pós-graduação.

No meu entender, outro grande retrocesso: esse tal de ensino a distância!

Deveria haver cotas apenas para as escolas técnicas. Muito melhor para o País um bom 
topógrafo ou mecânico de automóveis do que um péssimo engenheiro ou um licenciado
sem vocação. Vão observar o nível elevado de evasão nas licenciaturas mesmo na USP.

Bom domingo!


Em 28 de abril de 2013 15:34, <clarice.demetrio@usp.br> escreveu:

Caros colegas,

A única solução é melhorar o Ensino Público Pré-Universitário.

No passado, era de excelente qualidade, melhor que o Privado,

dando chance a muitos de sair dignamente da pobreza.

O sistema de cotas nao vai ajudar ninguém que vem sem base, só trará

frustrações.

O problema é que para melhorar o Ensino público será demorado

e isso não dá votos!!!

 

Saudações, Clarice


De: "Edmilson Rodrigues Pinto" <edmilson@famat.ufu.br>
Para: famat-l@ufu.br, abe-l@ime.usp.br
Enviadas: Domingo, 28 de Abril de 2013 15:14:06
Assunto: [ABE-L]: Deu na Folha de São Paulo



Caros,

tenho comentado com alguns professores aqui na UFU sobre o baixo desempenho dos
alunos dos cursos de exatas, para os quais ministro disciplinas regularmente.
Pelo que tenho observado, os alunos entram na universidade com pouca motivação e
bastante despreparo em matemática. Com o sistema de cotas acho que tendência de
queda no rendimento dos alunos tende a piorar. O estudo (vide link abaixo)
reflete um  pouco minha percepção sobre como o desempenho dos alunos está
diminuindo nos últimos anos.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1270000-rendimento-de-cotistas-em-universidades-caiu-com-o-passar-do-tempo.shtml

Abçs.

Edmilson.

___________________________________
Edmilson Rodrigues Pinto
Núcleo de Estatística
Faculdade de Matemática
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tel:  +55 34 3230-9458
Fax: +55 343239-4156