enfatizando

Caros,
Gostaria de ENFATIZAR que nao estou de froma alguma me contentando com a proporcao 1:2 deduzida
na formacao dosÂdoutores num periodo de longa duracao. Neste mesmo periodo, segundo os mesmos estudos da
damografiaÂda base tecnica-cientifca brasiliera, formamos mestres na proporcao 1:1. Assim, a fracao
de relevancia fica entre 1/2 (pior cenario) e um (melhor cenario) no caso de usarmos esse criterio
marginalmente. Os numeros do capital humano qualificado e da pos corroboram para um.Â
Entretanto, esses dasos sao relevantes,Âpois o CNPq pode usa-lo contra nossa paridade almejada.
O que eu realmente gostaria de analisar sao os numeros de doutores formados de 2009 a 2012, pois, neste caso,
teriamos uma estimativa bem mais realistica e que poderia ser usada facilmente para estimar a demanda reprimida
de pesquisadores das areas para serem bolsistas.
Alem do mais, a formacao de doutores da Estatistica cresceu muito a partir de 2008 e com grande probabilidade
a proporcao 1/2 pode ter aumentado para algum valor proximo a 3/5 ou mesmo 4/5. Estaremos assim na direcao
corrreta em termos de derivada atual mesmo com a longa integral nos puxando para 1/2.
Adicionalmente, o CNPq nao irah - sob hipotese alguma -, nos dar uma paridade de imediato, mas se conseguirmos
pelo menos 3/5 serah uma grande vitoria. O 2/5 restante virah certamente por gravidade no medio prazo (digamos
5 anos).Â

Em tempo:Â

"How often have I said to you that when you have eliminated the impossible, whatever remains,Âhowever improbable, must be the truth?"

(Conan Doyle).

Abs, Gauss

"It is a capital mistake to theorize before one has data. Insensibly one begins to twist facts to suit theories, instead of theories to suit facts."Â(Conan Doyle1891)Â