De: Dani Gamerman <dani@im.ufrj.br>
Assunto: Re: [ABE-L]: sobredispersão ou superdispersão
Para: clarice.demetrio@usp.br, "Silvia Ferrari" <silviaferrari.usp@gmail.com>
Cc: "Lista da ABE" <abe-l@ime.usp.br>, "Klaus Vasconcellos" <klaus@de.ufpe.br>
Data: Terça-feira, 14 de Maio de 2013, 8:09

Caros

Sobre significa "em cima" mas também significa "a mais" e é essa
a idéia associada à overdispersion, um dispersão maior que a
prescrita pelo modelo básico e não uma dispersão alta.

Super significa "muita" ou "alta" em quantidade. E não é essa a
idéia associada a overdispersion. É possivel ter dispersão baixa
mas maior que a prescrita pelo modelo básico (por ex., Poisson).
Não se trata de valores absolutos mas relativos.

Abs
Dani

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)