Re: [ABE-L]: Memorial - memorial

Oi Carlinhos,

Bela histÃria.

So, ia acrecsentar no final:

"No mesmo momento, descobrimos novos amigos e parceiros que refrescam
nosso sange e batidas de coraÃÃo."

[ ]

Quoting Carlos Alberto de BraganÃa Pereira <cpereira@ime.usp.br>:

Memorial - memorial
Caros redistas me perdoem por escrever sobre minhas
particularidades.  No entanto, a vontade de escrever leva-nos a
procurar um canal onde nÃo hà referees nem avaliadores que impeÃam a
gente de escrever com liberdade total.  Neste veiculo a gente tem
tanto a liberdade de escrever como a liberdade de nÃo ler algo que
seja publicado.  Assim vou aqui escrever um memorial tanto no
sentido de nossa academia como no sentido da lÃngua Inglesa.

Dia 12 de junho faleceu uma pessoa que eu admirava desde que o
conheci.  Professor Michael Kasha, um grande cientista.  Na seguinte
pÃgina vocÃs poderÃo ler sobre suas conquistas:

http://www.tallahassee.com/apps/pbcs.dll/article?AID=2013306140028

  Mas o que queria dizer à que tive a sorte de ser recebido pela
famÃlia Kasha por um simples golpe de sorte.  Nicolas, seu filho foi
um apaixonado pelo Brasil e assim que chegamos apareceu em nossa
porta para treinar seu portuguÃs.  Ficamos assim amigos da famÃlia
que nos recebia com muito carinho.  Dr Kasha dedicava-se bastante ao
Andre, meu filho, quando Ãamos a sua casa.

Dr Kasha era uma pessoa de uma simplicidade incrÃvel e um cientista de grande valor. No artigo acima irÃo ver o quanto ele alcanÃou em
sua vida de cientista.  Ensinou-me que devemos como acadÃmicos,
sempre iniciar uma nova carreira quando a atual estava chegando ao
seu mÃximo. Assim, enquanto a primeira iniciava um declÃnio, a segunda estava iniciando a subida. E assim devia ser a sequencia da
vida de um acadÃmico.  DeclÃnio de uma, subida de uma nova!  Ele fez
de quase tudo, com sucesso.  Escreveu um artigo na enciclopÃdia
britÃnica sobre construÃÃo de violÃes, outro sobre construÃÃo de
barcos e ganhou um prÃmio com a flor Lili, nome de sua esposa, Lili Kasha, que conseguiu criar em seu jardim fazendo estudos genÃticos.

Dr Kasha era mesmo incrÃvel alem de ser uma pessoa adorÃvel.  Nunca
tive a sensaÃÃo de ele se achar superior a quem quer que fosse.
Quando estive angustiado para escrever minha tese de doutorado ele
me explicava sobre a tarefa de escrever ciÃncia.  Disse-me certa vez
que a escrita de uma tese nÃo pode durar mais do que trÃs meses
depois que a pesquisa tivesse sido completada.    Eu escrevi a minha
em trÃs meses, mais porque meu orientador iria viajar em trÃs meses.
 Fiquei com a sensaÃÃo que tinha aprendido bem os ensinamentos do Dr
Kasha.  Quando fui a Tallahasse para o aniversÃrio de 50 anos do
departamento de estatÃstica ele fez questÃo de nos ver e tive a
impressÃo que ele nÃo envelhecia.  Brinquei com ele sobre o fato de
ele estar usando seus conhecimentos de quÃmica.  Lembrei que ele
brigava com o Nicolas com a mania de ser natureba:  Dizia ele que
tudo à feito de quÃmica inclusive a alface diÃria de nossa comida.
Assim âpor que evitar a quÃmica dos enlatados?â perguntava ele.

Descanse em paz grande mestre!

Agora um memorial no nosso sentido acadÃmico.  Tive a oportunidade
de seguir os ensinamentos do mestre Kasha e âsai por aiâ procurando
cientistas para poder iniciar novas âvidasâ.  Com meus companheiros
do Butantan pude publicar vÃrios artigos em citogenÃtica e nosso
grupo està bem ativo inclusive com um artigo recente no PLOS.
Iniciamos nossa trajetÃria no inicio dos anos 70.  Com o grupo da
cirurgia vascular tive a chance de publicar uma sÃrie de artigos de meta-anÃlise nas melhores revistas da Ãrea, como J. Vascular
Surgery.  O nosso lÃder nesta Ãrea foi o saudoso Dr Maximiano
Albers, outro grande cientista.   Na Ãrea de Psiquiatria encontrei
muitos desafios e venho tendo a honra de publicar artigos em
revistas de renome com grandes nomes da Ãrea.  Na Ãrea de genÃtica
tive dois mentores, os saudosos Professores Oswaldo Frota-Pessoa e
Luiz Edmundo MagalhÃes.  A minha tese de mestrado foi construÃda
dentro do laboratÃrio do Professor Edmundo.  Aproveitando meus
problemas de saÃde, fui paciente de fisioterapia na faculdade de
medicina. Ali fui atendido pela Dra AmÃlia Marques Pasqual, hoje uma
das lideres da Ãrea no Brasil. ConstruÃmos uma trajetÃria de sucesso
com uma sÃrie publicaÃÃes relevante na Ãrea.  HÃ ainda minha
participaÃÃo esporÃdica em outras Ãreas como administraÃÃo e
epidemiologia entre outras.

A multidisciplinaridade foi sempre a recomendaÃÃo do mestre Kasha.
Ele tinha razÃo e assim posso recomendar aos nossos jovens que
procurem fazer seus caminhos com lideranÃas competentes como as que eu tive.

Chegar aos 67 anos tem estes dissabores: perdemos nossos amigos,
pedaÃos de nÃs mesmos, a cada momento.

--
Carlos Alberto de BraganÃa Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira