para refletir

Prezados redistas:

Vi alguns reclamando sobre a falta de discussÃo sobre assuntos
relevantes como, por exemplo, os critÃrios de classificaÃÃo e/ou de
critÃrios de concessÃo de bolsas de pesquisa.  HÃ, evidentemente,
muitos outros assuntos que nÃo sÃo discutidos na rede. SÃ discutimos
assuntos que nos interessam e nos atingem, seja diretamente ou
indiretamente como à o caso de nossos interesses polÃticos.  Por outro
lado, nos constrange um pouco â e este à o meu caso â, falarmos de
nossos prÃprios insucessos com o CNPq ou de nossas autoavaliaÃÃes de
produtividade.

  Algumas decepÃÃes eu tive com a forma que nosso comità usa para
responder nossas demandas. Negar um pedido à sempre tarefa difÃcil
para um comitÃ, e claro vai sempre ocorrer quando a competiÃÃo Ã
grande.  No entanto, gasta-se muito tempo e esforÃo para preparar um
projeto e quando vem a resposta ficamos muito chateados: âo projeto
nÃo recebeu a prioridade necessÃriaâ sem maiores delongas: isto Ã
constrangedor e de uma falta de respeito muito grande.

Eu nÃo tive projetos pessoais rejeitados, mas esta sentenÃa veio para
um de meus ex-alunos que certamente tem produtividade superior a
outros que receberam resposta positiva do comitÃ.  Mas mesmo sobre o
julgamento eu nÃo posso reclamar por nÃo conhecer as prioridades das
pessoas que julgam.  Mas a falta de respeito me incomoda de verdade.
Fiz um pedido para trazer de volta um pesquisador brasileiro que
atualmente vive na Europa com um currÃculo de respeito em sua Ãrea.
Reconhecido internacionalmente por seus pares, se tratava de cara
trabalhando em uma Ãrea moderna e ainda com poucos participantes.
Recorri da decisÃo, informando que o que haviam dito nÃo era adequado,
pois dentro da Ãrea era muito âprodutivoâ internacionalmente. Veio
novamente uma resposta vaga sem algum esclarecimento.  Assim, o grave
nÃo sÃo as escolhas do comitÃ, mas sim a falta de explicaÃÃo sobre o
que acontece no julgamento.  Quando âcolocamosâ um representante da
Ãrea jà sabemos de suas preferÃncias.

Alguns anos atrÃs eu recebi do presidente do CNPq a informaÃÃo que,
embora meu perfil cientÃfico fosse excelente, eu nÃo tinha muitos
artigos nas revistas de estatÃstica e que meu perfil seria
multidisciplinar:  Assim nÃo fui classificado em 1A  por ter mais
artigos em outras Ãreas do que em estatÃstica.  Achei que era uma boa
explicaÃÃo, pois quem decide à mesmo o comità de matemÃtica.  Veio
este senhor ao IME falar que hoje a multidisciplinaridade à essencial e que nÃo hà muito valor nas pessoas que constroem uma indÃstria de
artigos focado em apenas uma linha estreita de pesquisas ou de
cÃlculos mirabolantes sem foco na utilidade.  Tive a oportunidade de
levar a cartinha dele para que as pessoas entendessem que polÃtica nÃo
à fÃcil.

AlguÃm um dia me disse âcoloque aqui mais um parÃmetro e vais ter uma
nova distribuiÃÃoâ.  Outros me informam, âtemos aqui os dados do
mÃdico e temos esse lindo programa para usarmos essa tÃcnica
estatÃstica, vai surgir um artigo importanteâ.

Caros colegas, fazer ciÃncia exige criatividade e criatividade sà Ã
alcanÃada se vocà nÃo se prende a soluÃÃes jà estabelecidas.  O
problema da criatividade à que quando ela chega nÃo faz parte da moda
e quem dirige os comitÃs editoriais ou de agÃncias, normalmente, sÃo
pessoas que âestÃo na modaâ.  A rejeiÃÃo de nossos trabalhos à quase
certa independente da qualidade.  Claro isto à verdade para a tribo
tupiniquim!

JÃ falei demais para os que reclamam de falta de discussÃo.  Esta Ã
minha reflexÃo sobre o assunto em pauta.  Termino com o seguinte
comentÃrio sobre um excelente professor.

O Ilustre professor Newton da Costa à um matemÃtico que produziu muita
novidade em lÃgica. Ã de reconhecimento e renome internacional. Creio que alguÃm da lista pode apresentar suas criaÃÃes. No entanto
mudou de departamento da MatemÃtica para a Filosofia porque nÃo
pertencia a moda matemÃtica da Ãpoca.  Foi uma grande perda para nÃs
do IME.  Vejam que à o Ãnico 1 A da filosofia que nÃo à criticado no
artigo do Adonai.

SaudaÃÃes
Carlinhos

--