CiÃncia Brasileira

Caros redistas nem tentem ousar.

Tenho recebido umas avaliaÃÃes de artigos novos que venho escrevendo
com meus brilhantes alunos.
O bom à que todos nos mandam elogios e dizem que parece muito bom.
No entanto fazemos coisas foras dos padrÃes.
Pensava eu que era a sÃndrome do Tupiniquim.
Isto porque enviamos um artigo para o Annals e os caras nos disseram
que era um belo trabalho mas era especÃfico entÃo nos recomendaram
para uma revista especÃfica.
Foi para o BA que à a melhor revista de nossa Ãrea e ai ficamos
impressionados com a anÃlise dos
referees que nÃo disseram nada de ruim, tudo de bom.  Mas o Editor
associado que trabalhou nosso paper disse que precisÃvamos comparar
com as coisas existentes pois nÃo estava dentro do padrÃo.

Um outro paper mandamos para nossa revista que tb nÃo disseram nada de
ruim mas que era preciso comparar com mÃtodos existentes.  Como
comparar com coisas que nÃo tratam da mesma coisa?  Um estima
parÃmetro e faz teste de hipÃtese.  NÃs calculamos probabilidades e
com elas construÃmos classificadores muito eficientes.

Ou seja nÃo ousem.  FaÃam o padrÃo de sempre.

Dessa forma decidimos enviar nossos papers para revistas de
engenheiros e mÃdicos que sabem o que à importante na Ãrea de
confiabilidade ou de expressÃo gÃnica.  O bom à que os impactos sÃo
muito melhores do que as revistas de estatÃstica.

Mas temos confianÃa que estamos no caminho certo.
Um dia quem sabe nossa comunidade vai usar quando alguÃm importante
disser que a coisa à boa.

Um abraÃo

carlinhos
PS: Sà ousem quando estiverem velhinhos como eu que jà nÃo precisa de
publicaÃÃes

Em 1974 um cientista paulista me procurou para salvar um paper que
havia sido rejeitado.
Usei entÃo alguma verossimilhanÃa parcial.  Meus colegas acharam que
eu estava meio doido pois alem de jovem tava fazendo nÃo standard
mÃtodos.

1975 o Professor Cox publicou um artigo famoso intitulado Partial Likelihood.
Nosso paper demorou um pouco para sair justo junto com o ano do Cox

CAB Pereira; MN Rabello-Gay; W BeÃak; WF de Almeida; P Pigati; MT
Ungaro; T Murata
(1975), Cytogenetic study on individuals occupationally exposed to
DDT, Mutation
Research 28:449-54.

Meus colegas nÃo disseram muito sobre o caso.

Esse foi o primeiro de muitos casos.

--
Carlos Alberto de BraganÃa Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira