tamanho de amostra

Colegas,

Um feliz ano para todos!

Eu sou biologo e estou com uma duvida sobre o tamanho ideal de uma amostra e gostaria da opiniao sobre um metodo intuitivo que apliquei nos dados de uma aluno.

Ele està capturando insetos hà 4 meses usando 18 armadilhas em campo mas gostariamos de saber se poderiamos usar um numero menor de armadilhas para colocar algumas em outros locais visando comparaÃÃes do numero de especies em locais com maior e menor destruiÃÃo da floresta atlantica.

O procedimento segue abaixo:

1 - Eu tenho o numero de especies ja coletadas em cada uma das 18 armadilhas.Â

2 - Criamos uma matriz de numeros aleatorios de 1 a 18 e sorteamos conjuntos de numeros com 1, 2, 3....atà 18 armadilhas.Â

3 - A partir dos conjuntos sorteados colocamos os valores do numero de especies jà coletados. Por exemplo, se sorteamos as armadilhas 4, 7 e 11, colocamos o numero total de especies ja coletados nestas tres armadilhas.Â

4 - Depois de gerada esta matriz de numero de especies eu calculei o intervalo de confianÃa e o coeficiente de variaÃÃo para conjuntos de amostras com 1, 2, 3.... atà 18 armadilhas.

Como resultado, observamos que ha muita variaÃÃo no numero de especies em dados com 1 atà 2 armadilhas mas que a partir de 3 armadilhas as mÃdias sao semelhantes e a variaÃÃo no sistema estabiliza e fica abaixo de 15%. Usando atà duas armadilhas a variaÃÃo nos dados à de 47% a 75%. Assim, pensamos em usar no minimo 3 armadilhas em cada Ãrea a ser estudada.

Este procedimento està correto?

Desde jà agradeÃo qualquer ajuda!

Um abraÃo a todos!

Prof. Dr. J. C. VOLTOLINIÂ
Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da ConservaÃÃo - ECOTROP
Universidade de TaubatÃ, Departamento de Biologia TaubatÃ, SP. 12030-010.Â
E-Mail: jcvoltol@uol.com.brÂ
* Grupo de pesquisa ECOTROP CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=8137155809735635Â;
* CurrÃculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137155809735635Â;
* Assessoria EstatÃstica: http://assessoria-estatistica.blogspot.com.br/