Um blog sobre racionalidade (entre outras coisas)

Prezados,

Hà cerca de dois meses decidi comeÃar a escrever um livro sobre questÃes de racionalidade e algumas aplicaÃÃes que ainda tenho em mente, incluindo resultados de pesquisa que ainda preciso terminar. Mas a motivaÃÃo de fazer isso agora inclui a graduaÃÃo tambÃm. Desde 2005 leciono uma estranha disciplina na agora interditada USP Leste chamada Tratamento e AnÃlise de Dados e InformaÃÃes que à uma mistura inicialmente aleatÃria de Epistemologia, mÃtodo cientÃfico e EstatÃstica Descritiva. Conseguimos fazer que ela tenha algum sentido e ela atà se tornou algo interessante. De qualquer forma, como um livro à um projeto demorado e eu queria jà deixar algum material aberto e pÃblico, acabei decidindo criar um blog. Tive de decidir a lÃngua e, como pretendo ter um tanto de material original em alguns capÃtulos mais a frente, acabei decidindo pelo inglÃs, hà pouca coisa em portuguÃs lÃ, e nada que faÃa parte do livro.

Como o primeiro capÃtulo que estou deixando lÃ, uma subseÃÃo por vez, fale de raciocÃnio humano, incluindo como somos ruins em lidar com problemas probabilÃsticos ou qualquer incerteza, acho que o material pode ser de interesse para muitos aqui. O prÃximo capÃtulo que pretendo postar quando o atual estiver concluÃdo serà sobre aspectos normativos da razÃo, o que vai sim incluir uma parte bayesiana.

O blog està em

http://unbindprometheus.blogspot.com

ComentÃrios, sugestÃes e crÃticas sÃo muito bem vindas.

AbraÃos,
Andrà Martins