CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas, Palestras e Minicursos

Em breve, nesta página você encontrará a agenda de oficinas, palestras e minicursos programada para o 1º semestre de 2025.

Oficina 1 - Atividade presencial

A Arte Brasileira e a Matemática: simetrias e assimetrias

Data: 27 de setembro

Horário: das 14h às 17h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública

Local: IME-USP - sala 165B

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo:A Matemática está presente na natureza e nas mais diversas manifestações artísticas, tais como a pintura, a escultura, a música e a dança. Para ensinar geometria, em especial simetrias, o(a) professor(a) pode utilizar livros didáticos, bem como outros instrumentos, tais como saídas de estudo, livros paradidáticos, vídeos e música. Nessa oficina, estudaremos simetrias e assimetrias presentes na natureza e em manifestações artísticas, mas, em especial, conheceremos obras de arte repletas de matemática.Trataremos de mosaicos e de tipos de simetrias, analisaremos trabalhos de Rubem Valentim, Daiara Tukano, Denilson Baniwa e de outros brasileiros e brasileiras, na perspectiva de uma pedagogia decolonial, refletindo sobre a aplicação de atividades em sala de aula.

Duração: 03 horas

Público-alvo: professores dos Ensinos Fundamental e Médio, bem como coordenadores pedagógicos, diretores de unidades, dentre outros.

Observações: Ao longo da oficina, serão citados livros, tanto para formação de professores, quanto para uso com os(as) alunos(as) (didáticos e paradidáticos). O objetivo central é a complementação à formação dos(as) participantes. Para a realização da oficina, aos participantes será disponibilizado material impresso, lápis de cor, giz de cera, canetinha hidrocor, régua, cola e cartolina (ou papel cartão) de qualquer cor.

Oficina 3 - Atividade presencial

Estatística e o uso de dados sociais em sala de aula

Data: 09 de novembro (sábado)

Horário: das 08h30 às 12h30

Investimento: atividade gratuita

Local: IME-USP - sala a definir

Inscrições: Formulário de inscrição

Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME-USP)

Vicenzo Carlim de Souza (aluno do IME-USP)

Bruno Kleine Mollica (aluno do IME-USP)


Resumo:A oficina objetiva auxiliar os professores de matemática do Ensino Médio nas aulas sobre tópicos de estatística. Após uma breve revisão dos conceitos básicos, os participantes vão desenvolver atividades práticas de estatística usando algumas bases de dados sociais. Faremos, também, a apresentação do portal AtivEstat – Atividades de Estatística (www.ime.usp.br/ativestat), que contém inúmeras atividades que ilustram conceitos estatísticos.

Duração: 04 horas

Público-alvo: Professores de Matemática dos Anos Finais e do Ensino Médio.

Oficina 5 - Atividade presencial

Abordagem STEAM e Cultura Maker para Estudantes de Licenciatura

Data: 23/10, 30/10, 06/11 e 13/11 (Quartas-feiras)

Horário: das 15h00 às 18h00

Investimento: atividade gratuita

Local: InovaUsp – sala B103

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo:Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de experienciar como a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker podem ser utilizadas em suas práticas de ensino, tornando-as mais interdisciplinares, colaborativas e "mão na massa". Serão discutidos na oficina: Princípios da Cultura Maker e STEAM; O que são Laboratórios Maker e STEAM e como podem ser utilizados em práticas interdisciplinares de ensino; Introdução ao Arduino e à Impressão 3D. Ao longo da oficina, os participantes desenvolverão uma solução física para um problema proposto, fortalecendo suas habilidades para implementar essa abordagem em suas próprias aulas. Não é necessário ter conhecimentos prévios específicos sobre o tema para participar.

Duração: 12 horas

Público-alvo: Estudantes de Licenciatura

Oficina 2 - Atividade remota

Octostudio: programação de computadores para o Ensino Fundamental

Datas: 17 e 24 de setembro e 01 de outubro (terças-feiras)

Horário: das 19h20 às 21h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública.

Local: sala no Google Meet

Inscrições: Formulário de inscrição

Prof. Leonardo Barichello (Escola de Aplicação da FEUSP)


Resumo: O objetivo desta oficina é apresentar as características gerais do aplicativo Octostudio, que foi criado para introduzir programação de computadores em dispositivos mobile para estudantes de todas as idades. Além de conhecerem e desenvolverem um projeto simples no aplicativo, os participantes conhecerão o relato de uma experiência com esse aplicativo realizada na Escola de Aplicação da FEUSP pelo ministrante da oficina com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Duração: 05 horas

Público-alvo: Professores de toda a Educação Básica.

Oficina 4 - Atividade híbrida

Provas/Demonstrações em Geometria na Educação Matemática: perspectivas históricas e atuais

Obs: você poderá participar presencial ou remotamente. Indique no momento da inscrição.

Datas: 19/10, 26/10 e 09/11 (sábados)

Horário: das 09h às 12h

Investimento: atividade gratuita

Local: IME-USP - sala a definir, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Esta oficina tem como objetivo proporcionar uma visão histórica sobre o ensino das provas/demonstrações em geometria, com foco no período de 1930 a 1960, embasada em regulamentações educacionais e livros didáticos. Os participantes terão a oportunidade de explorar livros didáticos das décadas de 1950 e 1960, período marcado por mudanças significativas no ensino de matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Durante esta análise, os professores serão incentivados a identificar continuidades e rupturas nas abordagens pedagógicas da época. Na segunda parte da oficina, será proposta uma análise comparativa com livros didáticos contemporâneos, visando discutir como as provas/demonstrações em geometria são abordadas atualmente. Essa análise será realizada em diálogo com os materiais históricos e as práticas pedagógicas dos participantes, promovendo uma reflexão crítica sobre as transformações no ensino de provas/demonstrações em matemática e suas implicações para a prática docente na Educação Básica.

Duração: 09 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Pós-graduandos na área de Educação Matemática ou afins; interessados em geral no tema.

Não deixe de acompanhar!