Valdemar W. Setzer


(Please read this address and type it in your e-mail header)
Last modified: Nov. 13, 2024

Let children be childish:
don't give them access to TVs,
video games, computers and the internet!

Deixe as crianças serem infantis:
não lhes dê acesso a TV,
jogos eletrônicos, computadores e internet!

Por favor, veja minha PETIÇÃO CONTRA A INVASÃO DA UCRÂNIA; se estiver de acordo, assine e espalhe em suas redes e para seus/suas correspondentes: https://chng.it/VS8gQywh Vamos mostrar que nós brasileiros somos completamente contra essa invasão – ou qualquer guerra!

PETIÇÃO: Por favor, veja minha petição apolítica e apartidária para diminuir (acabar não parece ser possível... ) a corrupção nas áreas da saúde e da educação; se estiver de acordo, assine e espalhe em suas redes e para seus/suas correspondentes: http://chng.it/tjxYfVgZ

Attention. This page contains links to papers written by me in English and Portuguese, and links to translations done by other people (I always ask for a thorough manual revision after an automated translation) into the following 20languages: Albanian, Czech, Danish, Dutch, French and German (both with my revision), Hebrew, Hungarian, Indonesian, Irish (Gaeilge, Gaelic), Khazakh, Korean, Lithuanian, Malay, Polish, Punjabi, Russian, Spanish (with my revision), Ukrainian and Urdu. (A search in this page [Ctrl+F on Windows] with one of these words, or part of them, will locate the corresponding link.) See a list of top languages in the world.

Last published books and DVD by [últimos livros e DVD publicados por] Valdemar and Sonia Setzer:

Está disponível na Internet a versão em arquivo do livro, esgotado, A Construção de um Compilador, de V.W.Setzer e de I.S.H. de Melo, digitalizado por Tasso Tirapani. Ver uma outra versão, editável, no google drive preparada por Eduardo Furlan Miranda eduardo.furlan.m-arrob gmail.com. Perguntar a mim sobre uma extensão do algoritmo de análise sintática apresentado no livro.

Valdemar W. Setzer.
Os surpreendentes infinitos na geometria, nos conjuntos de números e no mundo físico. São Paulo: Biblioteca24Horas, 6/2021. Mais um livro de divulgação da matemática. Veja o sumário e os primeiros capítulos neste site. Disponível no site da editora como e-book e impresso: ativar "Ir para a livraria online", inserir setzer no campo "Pesquisar" (parte superior esquerda) e na "Palavra chave" selecionar "autor" e em seguida ativar "Go". Ao acionar a miniatura de um dos dois livros, vai-se a Descrição Detalhada, aparecendo a capa, o título, preços etc. Para ver o sumário e as primeiras páginas, habilite os pop-ups no navegador (pode habilitar só para o endereço da página), e nessa página acione o campo "Amostra (novo)". Acione "Alugar" para o e-book por 30 dias e 5 min por página, ou "Comprar" para o livro impresso (vai aparecer o "Preço Com Desconto"). Também disponível na Amazon. Por favor, veja e preencha o formulário de avaliação do livro. Ver a página com errata e complementações.

Valdemar W. Setzer.
I.A.: Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir? São Paulo: Biblioteca24Horas, 6/2021. Um livro com considerações filosóficas sobre I.A. e seus perigos. Veja o sumário e os primeiros capítulos neste site. Disponível no site da editora, como e-book e impresso: ativar "Ir para a livraria online", inserir setzer no campo "Pesquisar" (parte superior esquerda) e na "Palavra chave" selecionar "autor" e em seguida ativar "Go". Promoção da Editora no youtube e no instagram. Para compra e as primeiras páginas, veja as instruções no livro sobre o infinito, logo acima. Este livro tem ligeiras extensões em relação à versão americana imediatamente abaixo. Também disponível na Amazon. Por favor, veja e preencha o formulário de avaliação do livro. Ver a síntese das avaliações, com meus comentários e a página com errata.

Valdemar W. Setzer.
A.I. – Artificial Intelligence or Automated Imbecility? Can machines think and feel?
Keryx/Amazon Edition
, also available as paper back.
An extensive enlargement of the paper with the same name. See reviews of this book. Veja avaliações deste livro.
Valdemar W. Setzer.
A matemática pode ser interessante ... e linda! Espirais, Fibonacci, razão áurea, crescimento proporcional e a natureza. Publicado pela Editora Edgard Blücher em 14/9/20 como livro impresso e como e-book, 334 pp. Ver a página do livro na editora, com sumário, 4ª capa escrita pelo prof. Nilson J. Machado, da Faculdade de Educação da USP, acesso gratuito aos primeiros capítulos, e possibilidade de encomenda do livro impresso ou do e-book. Também disponível na Amazon. O livro foi aceito em outubro de 2019 para publicação pela Editora da USP. Infelizmente, devido a desentendimentos com relação a somente duas palavras do título ("pode ser" – a EDUSP exigiu "é", o que é semanticamente errado –, e "linda" – a exigência foi "bela"), e falta de perspectiva de resolver essa questão, tive que desistir da EDUSP. Ver página com errata e complementações. Por favor, veja e preencha o formulário de avaliação do livro. Ver síntese das avaliações. Ver ótima matéria no Jornal da USP.


Sonia A.L. Setzer
Enfermidade e cura - O caminho interior do terapeuta à luz da cura do Rei do Graal

Ver resumo e detalhes no site da editora
São Paulo: Editora Antroposófica, 2012, 88 pp.
Pode ser encomendado pela Internet na editora.

 

Valdemar W. Setzer
DVD
com longa palestra sobre o impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes, bem como entrevistas sobre esse assunto e sobre "Como desenvolver a criatividade" e "O que é a Antroposofia". Veja alguns detalhes no press release da editora.
DVD with a long lecture on electronic media and education and interviews on this subject and also on how to developo creativity and what is Anthroposophy in Portuguese)]
São Paulo: Editora Antroposófica, 2009
Pode ser encomendado pela Internet na editora.


By Nivaldo Laguna Ciocchi, 2016

Sonia A.L. Setzer
Parsifal: um precursor do ser humano moderno
(veja os textos da contra-capa e das orelhas e o texto do capítulo Introdução)
[Parsifal: a precursor of the modern human being (see the cover texts and the Introduction chapter – in Portuguese)]
São Paulo: Editora Antroposófica, 2a ed. 2012 (1a ed. 2009), 352 pp.
Pode ser encomendado pela Internet na editora.

 

Valdemar W. Setzer e Flávio Soares C. da Silva
Bancos de Dados: aprenda o que são, melhore seu conhecimento, construa os seus
[Databases: learn what they are, improve your knowledge, build your own (in Portuguese)]
São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2005, 392 pp.
C
uidado para não confundir com o anterior, o verdinho, de 1986!

Índice. Errata e adições. Exercícios complementares.

 

As Don Quijote, by
Nivaldo Laguna Ciocchi, 2016

Valdemar W. Setzer
Meios Eletrônicos e a Educação: uma Visão Alternativa
[Electronic Media and Education: an alternative view (in Portuguese)]
Vol. 10 da Coleção Ensaios Transversais. São Paulo: Editora Escrituras, 3a. edição 2005, 288 pp.
Esgotado. Os capítulos podem ser lidos nos artigos deste site, veja a lista deles e os vínculos no índice.

INDEX (click on an entry)
ÍNDICE (acione um item)

My youtube channel
Personal data
Areas
Condensed professional curriculum vitae (in Portuguese)
Full professional curriculum vitae (in Portuguese)
Minicurriculum (in Portuguese)
Foreign languages
Other professional activities
Other interests/activities
Educational and philosophical papers and essays in English
Educational resources
Computational resources
List of published books
List of last oriented theses
List of lecture titles and some abstracts
List of past and programmed public lectures, interviews and courses
Presentations of lectures in MS ppt
Assessments of lectures given in English
Lecture presentations in ppt
For your leisure... (includes "Setzer's Laws")

Meu canal no youtube público; para minha manutenção
Dados Pessoais (em inglês)
Áreas profissionais (em inglês)
Currículo Lattes; currículo profissional; currículo profissional resumido; minicurrículo; microcurrículo
Línguas estrangeiras (em inglês)
Outras atividades profissionais (em inglês)
Outros interesses/atividades (em inglês)
Artigos e ensaios filosóficos e educacionais em português
Recursos educacionais em português
Recursos computacionais
Vídeos e áudios
Entrevistas e textos de debates em português
Lista de livros publicados
Lista das últimas teses orientadas
Lista de títulos de palestras e alguns resumos
Lista de palestras, entrevistas e cursos públicos realizados e programados
Avaliações de palestras por participantes
Apresentações de palestras em MS ppt
Vídeos de palestras
Para sua diversão... (Contém as "leis de Setzer")
MAC-0424: apresentação da disciplina no youtube; descrição; regras; informações aos alunos (como oferecida no 1o sem. de 2012)

Artículos en Español Aufsätze auf Deutsch

Personal data

Dr.Eng., University of São Paulo (USP), 1967
Professor [Prof. Titular Sênior], Dept. of Computer Science, Institute of Mathematics and Statistics,
USP (formally retired but still active... [aposentado mas não encostado...])

Technical areas

Compilers, databases, software engineering, computers in education, and social and individual impacts of electronic media.

Foreign languages

English, German, Spanish, French and Italian. Reading knowledge of Hebrew, Yidish and Russian.

Other professional activities

Other interests/activities

Educational and philosophical papers and essays in English

  1. Electronic media in general and education

    1.1 Paper Electronic media and education: TV, video game and computer. Presents my main ideas on the three media and education, as well an original comparison of the three in terms of thinking, feeling and willing. When this paper was written smartphones with their terrible impact were not yet available. See translations (be careful with automatic, non-revised translations!) into French by Kate Bondareva, into into Kazakh by Petr Ivankovsky, into Russian by Rustam Paskaev, also another one by Babur Muradov, into Indonesian by Jordan Silaen, into Malay by Clara Decker of CouponsMonk, into Irish (Gaeilge, Gaelic) by Brian Kiley, into Korean by Edward Shin. This paper and others below on electronic media should be complemented by the paper "Negative effects of electronic media on children, adolescents and adults" (unfortunately, only in Portuguese, which contains literal citations of more than 100 scientific papers corroborating my ideas – please use an automatic translator into English to have an idea of its contents).

    1.2 Paper Electronic media and education, at home and school: a synthesis of problems and recommendations. A Translation of the corresponding paper 1.6 in the section of papers in Portugues, done by Dinah Piotrowski. Translated into urdu by Samuel, into Russian by Babur Muradov.

  2. Television

    2.1 Paper TV and violence: a perfect marriage. Translated into Russian by smartwritingservice.com; into Punjabi by a team of Bydiscountcodes; into Ukrainian by Irma Alekseeva of writingsessay.com; into Albanian by Ermira Beqiri of NPIFinder.com

  3. Video games

    3.1 Essay Reflections on Video Games. This paper has been translated into Polish, Refelksje na temat gier wideo, by Marina Stepanenko; into Danish, Overvejelser om VIDEOSPIL, by Katia Bondareva; into Lithuanian, Apmastymai Apie Video Žaidimai by Giedrius Sadauskas; into Spanish, Reflexiones sobre videojuegos, by Chicks Gold Inc.

    3.2 Paper The risks to children using electronic games with G.Duckett, originated from the essay 3.1. An appendix was added to this paper. Lithuanian translation Rizikos Vaikams, Naudojant Elektroninius Žaidimusby by Giedrius Sadauskas.

  4. Computers in education

    4.1 Paper An alternative view on why, when and how computers should be used in education with L.Monke . This is a new, revised and enlarged version of the old paper "Computers in Education: Why, When, How". Published as a chapter in Education and Technology: Critical and Reflective Practices, Ed. Robert Muffoletto, Humpotn Press, 2001, pp. 141-172. Translated into Russian by Babur Muradov; another one into Russian by Leonid Popov of PNG Corp.
    4.2 Paper A review of arguments for the use of computers in education (presented as a workshop at the 8th Brazilian Conference on Computers in Education, Nov. 1997). A version with revised English was published in the SouthernCross Review electronic journal, No. 4, March-April 2000.
    4.3 Paper A critical view of the "One laptop per child" (OLPC) project. See the abridged version published in the CD Proceedings of the IFIP WCCE 2009 (World Conference on Computers in Education)

  5. Computers and the Internet, in general

    5.1 Essay Men, women and computers written for the "Ethics-L" list on May 1994, last version of Sept. 15, 2014. Tanslated into Ukranian by Sergey Cosbuk, into Spanish by ChicksX.
    5.2 Essay on art as an antidote to "computer thinking", as submitted to the Netfuture - Technology with Responsibility e-newsletter. Published version of the previous essay as edited by Steve Tallbot, published in Netfuture #22, June 20. To access the Netfuture issues and information on how to subscribe it (highly recommended!), please click here. Tanslation into Dutch by Justin Watson.
    5.3 Paper The computer as an instrument of counter-art (Proceedings of the 8th Brazilian Conference on Computers in Education, Brazilian Computer Society, Nov. 1997).
    5.4 Essay Reflections on computer chess. A revised version was published in Southern Cross Review, No. 2, Nov.-Dec. 1999.
    5.6 Essay The Impact of Data Technology on Future Society (published by Redemoinhos, electronic magazine of the Insitute for Advanced Studies, University of São Paulo). Translation into Ukrainian provided by Viktor Kosenko; into Spanish by Lisa Kok of MrKortingscode.nl
    5.7 Paper Data, information, knowledge and competence. Published at the 3rd CONTECSI (International Conference on Information Sysytems) on June 2006. Translation into Estonian of the correspondent paper in Portuguese, done by David Leoney; into Ukrainian, done by Viktor Kosenko.
    5.8 Paper How to protect your children and students from the internet. A review of Gregory S. Smith's book How to Protect Your Children on the Internet: A Road Map for Parents and Teachers.

  6. Education

    6.1 Essay against grading (scoring) in education, written with Sonia Setzer for the "Ethics-L" list. Translation into Ukranian by Kateryna Bavykha of UK Essay; into Hungarian by pepebet.com.
    6.2 Essay Why should children only learn how to read at approximately age 7? written with Sonia Setzer. Translation into Russian by Anton Valdeev of UK Edubirdie.
    6.3 A report on a Parsifal block lesson given by Sonia Setzer at the Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo. It shows an application of Waldorf Education at high school level.
    6.4 Paper The obsolescence of education.

  7. Philosophy, science and society

    7.1 New, enlarged version: paper The mission of technology. Original, much shorter; automatic, very bad translation of the full paper into Hebrew by Aish Hatorah; automatic translation of the original into Polish, Misja Technologii, done by Nick Stasov; into Lithuanian, Technologijos Misija, by Giedrius Sadauska.
    7.2 Essay Considerations about the DNA hype.
    7.3 Paper People are not machines. Published in Pragmatics and Cognition Vol. 9, No. 2 (2001), pp. 293-312; translation into Danish, Folk er ikke maskiner, done by Katia Bondareva.
    7.4 Paper AI - Artificial Intelligence or Automated Imbecility? Can machines think and feel?. Summary.
    7.5 Darwinian Evolution vs. Intelligent Design - a letter sent to Scientific American on June 2002.
    7.6 Evolutionism vs. Creationism, posted on Sept. 2006 on a blog on this subject. Translation into Russian by the Edubirdie team.
    7.7 Paper An extensive review of Richard Dawkins' The God Delusion, published in Southern Cross Review electronic journal, No. 68, Jan. 2010.
    7.8 Paper Liberty, equality, fraternity: past, present, future. The evolution of these ideals through time, what they mean and their origin. See also a translation to the Czech language, Svoboda, rovnost, bratrství: Minulost, současnost, budoucnost done by Katia Bondareva.
    7.9 Comments to Sabine Hossenfelder's video "You don't have free will - but don't worry" also posted on the video page.

  8. Spirituality, Anthroposophy

    8.1
    Paper Is there just matter or also spirit in the universe?, published in the Southern Cross Review electronic journal, No. 55, Sept./Oct. 2007.
    8.2 Paper Science, religion and spirituality. This paper complements the previous one and should be read before the latter.
    8.3 Paper Consequences of materialism
    8.4 Paper An Anthroposophical introduction to the human organization, in 3 parts, written in 2000, translated into English in 2006.
    8.5 Paper Soul dispositions and attitudes recommended by Rudolf Steiner in his book Knowledge of the Higher Worlds and its Attainment. Presents 173 soul dispositions and attitudes from that book. A translation of the paper in Portuguese, done by Henrique Hermont.
    8.6 Discrepancies between the Gospels of Luke and Matthew up to the baptism in the Jordan River
    8.7 (NEW VERSION! Nov. 9, 2024) Bilingual paper Concepts, ideas, sensations, feelings and cognition where I present a clear distinction beteween concepts and ideas, show that ideas cannot be stored in the brain, expound what are sensations and feelings and that machines will never have them, explain what understanding means, etc.

Educational resources

  1. Algorithms and their analysis - a pedagogical introduction. This paper describes a lecture introducing algorithms with practical activities and theoretical considerations (108K of text + 69K of figures). Translation into Russian by MWMA Translations, c/o David Diaz.
  2. The Paper Computer - a pedagogical activity for the introduction of basic concepts of computers. Describes a class lecture in the form of a theater play, adequate to senior high school or college students.
  3. The HIPO computer - a tool for teaching basic computer principles through machine language. This paper describes the HIPO computer, and how to use its simulator, a tool for learning basic concepts about computers. A HIPO interpreter, programmed by Vitor Seiji Hariki in javascript (present version: Apr 2, 2018); can be run in any browser. See the instructions on how to use it.
  4. Shortcut keys and hints to Windows & Co (Word, Excel, browsers, etc.)

Computational resources

  1. My method to do translations to and from English
  2. GGLL – A parser generator for LL(1) graphic grammars. Highlights: graphic input of the grammar, automatic error recovery, semantic routines may be inserted at any symbol of a production righ-hand side, right-hand sides with regular expressions, automatic checking of the LL(1) restrictions, stepwise parsing etc. The implementation was done by Tasso Tirapani as his master's thesis under my advising.

Assessments of lectures in English

  1. The human being as a social being and society (The social threffolding organization)

Artigos e ensaios em português (Ordenados por assunto e por ordem cronológica)

  1. Meios eletrônicos em geral e educação

    1.1 Artigo Os meios eletrônicos e a educação: televisão, jogo eletrônico e computador. Tradução do artigo em espanhol (V. abaixo).
    1.2 Artigo criticando veementemente a matéria de capa da revista Veja de 11/1/06 "Ginástica para o cérebro - ao contrário do que se imagina, TV e videogame podem ajudar seu filho a ficar mais inteligente". Foi retirado o texto do item 4, que continha pesquisas recentes sobre meios eletrônicos e educação, que passou a constituir um artigo em separado (próximo item).
    1.3 Artigo Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos. Contém mais de uma centena de citações de pesquisas recentes que corroboram muito do que venho afirmando há várias dezenas de anos. Este artigo complementa o 1.1.
    1.4 Artigo Meios eletrônicos e educação: nova vida ou destruição? (em imagem em pdf) publicado na Revista Aprendizagem No 20, setembro/outubro de 2010, pp. 40-43. O subtítulo dado pela revista foi "Por que as tecnologias de informação e de comunicação podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças e jovens?"Ver esse artigo em .doc, com algumas revisões e adições.
    1.5 Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções.
    1.6 Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações.
    1.7 Extensão do artigo Não deixe suas crianças usarem um tablet, publicado na revista Cláudia Filhos em 19/11/15.

  2. TV

    2.1 Artigo TV e violência: um casamento pefeito. Entrevista Não é possível acabar com a violência na TV publicada no jornal Calendário da USP de 8/00; recomendo lê-la antes do artigo pois é mais amena.
    2.2 Artigo A TV antieducativa. Trata dos efeitos negativos da TV, principalmente em crianças e adolescentes; faz referência a inúmeros resultados de pesquisas recentes, apresenta meus próprios argumentos, e expõe minhas idéias sobre educação, mostrando por que a TV prejudica-a enormemente, no lar e na escola.
    2.3 Artigo Um minuto a mais na TV, onde mostro o efeito essencialmente condicionador, e não informativo ou educativo da televisão, e critico a propaganda política pela TV.

  3. Jogos eletrônicos

    3.1 Artigo Os riscos dos jogos eletrônicos na idade infantil e juvenil. Ver também o artigo original em inglês. Traduções a partir do original em inglês: para o polonês, Refelksje na temat gier wideo, por Marina Stepanenko, e para o dinamarquês, Overvejelser om VIDEOSPIL, por Katia Bondareva.
    3.2 Ensaio Reflexões sobre xadrez eletrônico. Baseado em e-mail enviada aos docentes do IME-USP em 13/6/96. Ver também a tradução em inglês.
    3.3 Carta a Stephen Kanitz comentando seu artigo "A favor dos videogames", publicado na Veja de 12/10/05. Para variar, não houve resposta.

  4. Computadores, celulares e Internet na educação, no lar e na escola

    4.1 "Máquinas calculadoars no ensino de primeiro grau", artigo publicado no Suplemento Cultural No 125 do jornal O Estado de São Paulo de 25/3/1979, pp. 11-12. Ver, no acervo do jornal, a primeira página e a segunda página ou, em arquivos locais a este site, primeira e segunda páginas.
    4.2 "O computador no ensino: nova vida ou destruição?", meu capítulo do livro de E.O.C. Chaves e V.W. Setzer O Uso de Computadores em Escolas: Fundamentos e Críticas publicado em 1988. pela Ed. Scipione (esgotado). Esse artigo contém um extenso capítulo criticando as idéias de S. Papert, o que não ocorre em outros artigos. (206 Kb).
    4.3 Artigo Computadores na educação: por quê, quando e como. Versão original em Português do artigo em Inglês (ver acima) publicado nos Anais do V simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 9/1994.
    4.4 Artigo Contra o uso de computadores por crianças e jovens enviado em 8/1996, a pedido, a um jornal sobre educação de Porto Alegre.
    4.5 Ensaio Cuidado com os computadores! Original de um artigo publicado na revista Exame em 1996.
    4.6 Ensaio Computadores na educação Publicado na revista Chão e Gente, 6/1996.
    4.7 Artigo Uma revisão de argumentos a favor de do uso de computadores ne educação elementar. Versão em Português do artigo em Inglês (ver acima), usado para um minicurso de 6 horas dado no VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 11/1997. Uma versão abreviada foi publicada nos Anais do IX Simpsósio de Informática na Educação, Fortaleza 11/1998.
    4.78 Artigo O ensino de informática para crianças: um crime contra a humanidade. Artigo publicado na revista PCWorld, 6/1998.
    4.9 Artigo Misérias devidas ao uso do computador na educação - no lar e na escola publicado na revista Discutindo Ciência em 8/2005.
    4.10 Artigo Considerações sobre o projeto "um laptop por criança", com minhas críticas a esse projeto de distribuir um computador de US$100 para cada aluno do ensino público. Publicado em inglês, em versão resumida, no Proceedings of the 4th International Conference on Information Sysytems and Technology Management, 2007, pp. 4060-4083. Publicado na versão resumida em inglês no CD Proceedings of the 9th IFIP WCCE (World Conference on Computers in Education), 2009.
    4.11 Como proteger seus filhos da Internet -- resenha do livro de Gregory S. Smith How to Protect your children on the Internet: A Road Map for Parents and Teachers. Edição brasileira: Como Proteger seus Filhos na Internet -- um guia para pais e professores. Ribeirão Preto: Ed. Novo Conceito, 2009.

  5. Compudatores e Internet, em geral

    5.1 Artigo O computador como instrumento do cientificismo, publicado em 1976 nos Anais do Simpósio Anual da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
    5.2 Artigo Homens, Mulheres e Computadores. Tradução do original em inglês de 1994.
    5.3 Artigo Um antídoto contra o pensamento computacional, tradução do original em inglês de 1996, com muitas ampliações. Versão em holandês por Justin Watson.
    5.4 Artigo O computador como instrumento de anti-arte, publicado nos Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Soc. Brasil. de Computação, S.J. dos Campos, Nov. 1997, pg. 509-530; (a versão em inglês está mais completa).
    5.5 Artigo A censura e outras questões da Internet. Enviado ao jornal O Estado de São Paulo em 21/5/97 e nunca publicado.
    5.6 Artigo A Miséria da Computação. Publicado no O Suplemento - Informativo da Associação dos Engenheiros do ITA, Nov/Dez 1998, No. 27, pg. 4.
    5.7 Artigo Dado, Informação, Conhecimento e Competência publicado no número zero (11/1999) da revista eletrônica sobre Ciência da Informação Datagrama Zero. Trata-se de tradução do artigo correspondente em inglês (V. acima) mas com várias extensões. Nova versão, atualizada e bem ampliada, publicada como capítulo do livro Setzer, V.W. Os Meios Eletrônicos e a Educação: uma Visão Alternativa. São Paulo: Editora Escrituras, Coleção Ensaios Transversais, Vol. 10, 2a. ed. 2002. Tradução desse artigo para o estoniano, feita por David Leoney; para o ucraniano, feita por Viktor Kosenko. Entrevista Como mapear competências, publicada pela revista "Programação" da SUCESU em 2/01. Artigo resumido publicado no jornal Folha Educação 27, 10-11/2004.
    5.8 Ensaio O impacto da tecnologia de dados na sociedade do futuro. Publicado na revista eletrônica Redemoinhos, do projeto Cidade da Informação, Instituto de Estudos Avançados da USP. Tradução para o ucraniano feita por Viktor Kosenko.
    5.9 Alan Turing e a ciência da computação, texto escrito, sob encomenda, para constar do programa da peça "Quebrando Códigos", que entrou em cartaz em 15/8/03 no Espaço Promon, em São Paulo.
    5.10 Artigo O que a Internet está fazendo com nossas mentes? Contém uma resenha do livro de Nicholas Carr A Geração Superficial – o que a internet está fazendo com nossos cérebros, com comentários e complementações ao livro e recomendações para os usuários da Internet.
    5.11 Artigo Obsessão é o mal de todo programador, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 3/9/91, p. 10 da seção Economia.
    5.12 Artigo Essa máquina muito especial, publicado no jornal O Estado de São Paulo, de 11/3/91, p. A3 da seção Informática.
    5.13. Resumo do artigo "Computação na universidade" publicado no Boletim Informativo da CAPRE, Vol. 4, No. 2, 1976, pp. 22-31. Se alguém achar o artigo completo na internet, por favor avise-me.
    5.14 (NOVO! 13/11/24) Artigo Perigos da ‘inteligência’ artificial publicado em 13/11/24 no jornal O Estado de São Paulo, p. A4.

  6. Educação

    6.1 Artigo A Obsolescência do Ensino. Texto bem ampliado de minicurso ministrado no IX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza Nov. 1998.
    6.2 Artigo da Dra. Sonia Setzer A educação pode contribuir na prevenção do consumo de drogas?.
    6.3 Artigo Teatro na Matemática e na História, de Yeda S. Santos, no Jornal da USP em 2002, com entrevista, onde é relatada a implementação de minha idéia de se introduzir uma disciplina Leitura Dramática para contrabalançar o ensino excessivamente intelectual.
    6.4 Resenha do capítulo "Rudolf Steiner 1861-1925" do livro de Joy A. Palmer 50 Grandes Educadores - de Confúcio a Dewey.
    6.5 Comentários ao capítulo "Rudolf Steiner" do livro de Fritz März Grandes Educadores: Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos.
    6.6 Ensaio Quais são os melhores e os piores presentes para crianças e adolescentes? publicado na revista Nós da Escola Waldorf Rudolf Steiner, Natal de 2008.
    6.7 Artigo Meu filho está terminando o ensino fundamental Waldorf. E agora? Alguns pais de alunos de escolas Waldorf planejam tirá-los dessas escolas para cursarem o ensino médio em uma escola tradicional; o artigo analisa possíveis razões para isso, mostrando a contrapartida da pedagogia Waldorf.
    6.8 Resenha do livro Clarear – a pedagogia Waldorf em debate, de Ana Lúcia Machado.
    6.9 Texto Barbie: uma "barbieridade" que se faz com as crianças, postado no assunto "Barbie: uma imagem que aprisiona" do blog Consumismo e Infância, junto com o texto de abertura do assunto.
    6.10 Frase publicada no Fórum dos Leitores do jornal "O Estado de São Paulo" de 16/8/12 e justificativa publicada como carta dos leitores na edição eletrônica do jornal.
    6.10 A prova de redação no vestibular. Artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo em 17/5/93, p. 2.
    6.11 Transcrição de e-mail que escrevi em 2012 sobre os vestibulares e o ENEM.
    6.12 Artigo Pedagogia Waldorf: 100 anos de sucesso.
    6.13 Artigo/carta a pais e mães Sobre a brincadeira infantil de Halloween

  7. Filosofia, ciência e sociedade

    7.1 Artigo Comentários sobre o livro "A Dança do Universo" de Marcelo Gleiser.
    7.2 Ensaio Desmistificação da onda do DNA.
    7.3 Artigo IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir?, tradução do correspondente em inglês, com figuras adicionadas (no total, 217 Kb); Anais do 5o. CONTECSI, International Conference on Information Sysytem and Technology Management, São Paulo 2008, pp. 4690-4740.
    7.4 Artigo Violência - o que fazer?, inspirado pela tragédia do menino João Hélio, no Rio de Janeiro.
    7.5 Artigo A missão da tecnologia (nova versão). Péssima tradução automática da versão estendida do inglês para o Hebraico por Aish Hatorah. Tradução automática da versão em inglês para o polonês Misja Technologii por Nick Stasov; para o lituano, Technologijos Misija por Giedrius Sadauska.
    7.6 Ensaio Por que os engenheiros do ITA têm tanto sucesso profissional? publicado na revista O Suplemento – Informativo da Associação dos Engenheiros do ITA, No. 94, julho-setembro/2010, p. 2.
    7.7 Artigo Tolerância, convivência e conflitos religiosos.
    7.8 Artigo Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro. A evolução desses ideais ao longo do tempo, o que eles significam e sua origem.
    7.9 Artigo Futebol: sim ou não?
    7.10 Artigo Comentários sobre o artigo de Fernando Reinach "como o cérebro gera a mente"
    7.11 Artigo Problemas da 'inteligência' artificial. Escrito para ser divulgado pela COINS 2019, Congresso Internacional de Secretariado, como preparo para uma palestra nessa conferência (mas nela serão abordados outros aspectos, do artigo 7.3).
    7.12 Artigo 'Inteligência' artificial e 'aprendizado' de máquina: problemas e soluções. Uma grande extensão do artigo do item 7.11. Versão preliminar.
    7.13 Planilha em Excel sobre a COVID-19, atualizada diariamente com dados do dia anterior do Ministério da Saude, com totalizações de casos confirmados, de óbitos, taxas de crescimento, dias para dobrar os dados, e gráficos correspondentes, inlusive semilog.
    7.14 Artigo Princípios para uma alterciência, por ocasião da disciplina de pós-graduação HDL5031 "Alterciência", da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ministrada remotamente no 2° semestre de 2020.
    7.15 Texto O essencial do livro A Filosofia da Liberdade, de Rudolf Steiner. Minha tradução do cap. 5 do livro de Frederick Amrine, Kicking Away the Ladder: The Philosophical Roots of Waldorf Education. Hudson: Waldorf Publications, 2019 e Deixando a escada para trás -- as bases filosóficas da Pedagogia Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2023.
    7.16 Comentários a uma entrevista de Miguel Nicolelis para o Jornal Folha de São Paulo em 9/7/23.
    7.17 Artigo comparando a teorias das cores de Goethe e de Newton.

  8. Espiritualidade

    8.1 Carta enviada ao filósofo e jurista Miguel Reale, comentando seu artigo "Novas variações sobre religiosidade" publicado em O Estado de São Paulo em 18/12/04, onde exponho algumas de minhas idéias sobre religiosidade e espiritualidade
    8.2 Artigo Por que sou espiritualista. Publicado na versão em inglês na revista eletrônica Southern Cross Review, No. 55, Sept./Oct. 2007.
    8.3 Ensaio Reflexões sobre a pena de morte, com uma resenha de argumentos a favor e contra a pena de morte, bem como meus argumentos originais contra ela.
    8.4 Artigo Ciência, religião e espiritualidade. Complementa e detalha alguns tópicos do artigo 8.2, mas é independente do mesmo, devendo ser lido em primeiro lugar.
    8.5 Cometários a uma entrevista do psicólogo canadense Azim Shariff publicada na Folha de São Paulo em 25/12/08, sobre uma interpretação evolucionista da origem das religiões.
    8.6 Artigo Consequências do materialismo.
    8.9 Comentários sobre o artigo "Intolerância religiosa" de Drauzio Varella publicado na Folha de São Paulo em 21/4/12.
    8.10 Artigo Respostas a 16 questões céticas sobre religião.
    8.12 Ateu ou materialista? Comentários a duas crônicas de Leandro Karnal
    8.13 Ensaio Discrepâncias entre os evagelhos de Lucas e de Mateus. Apresenta uma tabela objetiva com as diferenças entre os dois textos, até o cap. 2 inclusive, sem comentários, e um pequeno texto a respeito.
    8.14 (NOVA VERSÃO! 9/11/24) Artigo bilíngue Conceitos, ideias, sensações, sentimentos e a cognição, onde apresento uma clara distinção entre conceito e ideia, mostro que as ideias não podem estar armazenadas no cérebro, discorro sobre sensações e sentimentos e mostro que máquinas jamais os terão, e o que é compreender.
    8.15 (NOVA VERSÃO! 19/10/24) Artigo Leandro Karnal e o ateísmo, as religiões e o espiritualismo, onde comento três vídeos e um artigo de Karnal, e exponho minhas ideias a respeito desses assuntos e do materialismo. Contém um e-mail enviado pelo Karnal comentando o artigo.

  9. Outros assuntos

    9.1
    Artigo Israel e o sionismo, respondendo a uma pergunta feita a mim sobre o que é o sionismo. Resolvi inserir esse curto artigo aqui devido ao item seguinte.
    9.2 Comentários sobre a palestra de Breno Altman “Como funciona o lobby sionista?"

  10. Antroposofia

    (Eu nunca introduzi nesta página vínculos para meus artigos sobre Antroposofia, mas resolvi fazê-lo, aos poucos, agora que fiquei definitivamente idoso... Minha preocupação era não dar um ar de proselitismo, mas lendo meus escritos pode-se ver que jamais tive essa intenção. Ver também as resenhas 11.2, 11.3 e 11.5)
    10.1 Texto O que é a antroposofia.
    10.2 Artigo, em três partes, Uma introdução antroposófica à constituição humana usado como texto da parte inicial de um curso de Introdução à Antroposofia.
    10.3 Artigo Agricultura e sustentabilidade, sobre a Agricultura Biodinâmica, a agricultura antroposófica.
    10.4 Artigo O bem e o mal do ponto de vista da Antroposofia.
    10.5 Artigo Disposições e atitudes anímicas recomendadas por Rudolf Steiner em seu livro "Como se adquirem conhecimentos dos mundos superiores".
    10.6 Artigo O aborto à luz da Antroposofia. Tradução para o español, El aborto a la luz de la antroposofía, revisto e comentado por Leonor Nussbaum.
    10.7 Artigo Os reinos da natureza segundo Allan Kardec e Rudolf Steiner
    10.8 Artigo O que é a meditação antroposófica e exercícios colaterais
    10.9 Texto O essencial do livro A Filosofia da Liberdade, de Rudolf Steiner. Minha tradução do cap. 5 do livro de Frederick Amrine, Kicking Away the Ladder: The Philosophical Roots of Waldorf Education. Hudson: Waldorf Publications, 2019.
    10.10 Antroposofia e racismo. Tradução do livreto Anthroposophy and Racism, editado pela Sociedade Antroposófica Geral.
    10.11 Artigo O que deveria levar uma pessoa a se tornar membro da Sociedade Antroposófica
    10.12 Texto Sugestões para um curso de introdução à antroposofia.
    10.13 Artigo comentando um trecho criticando a antroposofia da matéria “Caçadores de mitos” de Diogo Sponchiato publicada na revista Veja Nº 2852 de 2/8/23. criticando a antroposofia.
    10.14 Resenha do capítulo "Antroposofia" do livro Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi. (Usar sempre a última versão, pois está sendo atualizada com frequência.) Ver os vídeos (em 8 partes) onde comento essa resenha, no site da Sociedade Antroposófica, e no youtube (cada parte deste último desvia, no fim, automaticamente para a próxima parte). Ver um texto comentando um trecho de uma entrevista da Natália e do Orsi, gravada em 8/8/23, em que há uma única menção a Rudolf Steiner.

  11. Viagens – relatos e apresentações

    11.1
    Relatório de viagem: Elefantes Marinhos e uma visita às praias de Año Nuevo e Piedras Blancas, ao sul de San Francisco, com fotos.
    11.2 Apresentação de fotos de viagem a Israel em 16-30/12/18, com histórico cronológico do país e dos locais visitados, em pdf com 27,8 MB; base para uma palestra sobre esses locais com discussão sobre a situação econômica e política – convites são bem vindos!

  12. Resenhas de livros

    12.1
    An extensive review of Richard Dawkins' The God Delusion , published in the Southern Cross Review electronic journal, No. 68, Jan. 2010.
    12.2 Capítulo "Rudolf Steiner 1861-1925" do livro 50 Grandes Educadores - de Confúcio a Dewey de Joy A. Palmer; essa resenha contém várias informações sobre Pedagogia Waldorf, Antroposofia e Rudolf Steiner.
    12.3 Capítulo "Rudolf Steiner" do livro Grandes Educadores: Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos de Fritz März.
    12.4 Artigo Como proteger seus filhos da Internet. Contém uma resenha do livro de Gregory S. Smith How to Protect your children on the Internet: A Road Map for Parents and Teachers. Edição brasileira: Como Proteger seus Filhos na Internet – um guia para pais e professores. Ribeirão Preto: Ed. Novo Conceito, 2009.
    12.5 Extensa resenha do livro de Ana Lúcia Machado Clarear – a pedagogia Waldorf em debate.
    12.6 Artigo O que a Internet está fazendo com nossas mentes? Contém uma resenha do livro de Nicholas Carr A Geração Superficial – o que a internet está fazendo com nossos cérebros, com comentários e complementações ao livro e recomendações para os usuários da Internet.
    12.7 Resenha do capítulo "Antroposofia" do livro Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi. Ainda em forma de rascunho. mas já bastante completa.
    12.8 Breve resenha do excelente romance biográfico (?) da Isabel Allende La casa de los espíritus.

Recursos educacionais

  1. Versão em arquivo do livro, esgotado, A Construção de um Compilador, de V.W.Setzer e de I.S.H. de Melo, preparada por Tasso Tirapani. Ver uma outra versão, editável, no google drive e no bittorrent preparadas por Eduardo Furlan Miranda eduardo.furlan.m-arrob gmail.com. Perguntar a mim sobre uma extensão do algoritmo de análise sintática apresentado no livro.
  2. Computador a Papel, uma atividade didática para mostrar, em aula, por meio de teatro feito pelos alunos, como funciona um computador do ponto de vista lógico da linguagem de máquina
  3. Descrição, em inglês, do computador hipotético HIPO para ensino do princípio de funcionamento de um computador por meio de linguagem de máquina (codificação do exemplo do Computador a Papel)
  4. Simulador do computador hipotético HIPO (em português), programado por Victor Seiji Hariki em javascript, executável em qualquer navegador. Ver instruções de como usá-lo (em inglês).
  5. Artigo Algoritmos e sua análise - uma introdução didática com atividades práticas (118Kb de texto + 69Kb de figuras). O cap. 5 tem uma nova versão, apresentando um método mais simples e ilustrativo.
  6. Meu método para aprender línguas estrangeiras.
  7. Minha musculação feita em casa com pesos e tornozeleiras (com fotos dos exercícios, inclusive alongamento; preciso substituir algumas e complementar com outras, se alguém tiver interesse, avise).
  8. Vídeos de minha musculação feita em casa só com extensores (no meu canal do youtube): parte 1 (começar por esta, devido às explicações), parte 2.
  9. Minha musculação na academia
  10. Meu treino de natação, onde descrevo com muitos detalhes como eu nado os 4 nados, e outras coisas mais.
  11. Minha caminhada/corrida/escada com exercícios dos membros superiores.
  12. Recomendações de músicas clássicas para principiantes.
  13. Folha de consulta para a linguagem de programação Python com operadores, funções, comandos etc.
  14. Artigo Vinte pecados capitais em uma aula de matemática.
  15. Como fazer um ikebana.
  16. Minha papinha de desjejum.
  17. Vídeo de entrevista Bacharelado em Ciência da Computação, feita em 11/2020 para o Guia de Profissões, do Brasil Escola, em meu canal do youtube. Ver esse vídeo no canal do BCC do IME-USP, ao lado de outro sobre Ciência da Computação do colega Prof. Fábio Con.
  18. Conselhos às/aos alunas/os ingressantes no Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP

Recursos computacionais

  1. Meu método para fazer traduções
  2. Folha de consulta para a linguagem de pogramação Python com operadores, funções, comandos etc.
  3. GGLL – um gerador de analisadores sintáticos para gramáticas gráficas LL(1). Essa implementação foi feita por Tasso Tirapani, como parte de sua pesquisa de mestrado defendida em novembro de 2014.
  4. Artigo "Um sistema simples para documentação semi-automática de programas". Relatório Tecnico RT-MAC-8808 de setembro de 1988. Descreve um sistema de comentários com 3 níveis de abstração, podendo-se extrair apenas o nível 1 (cabeçalhos de procedimentos, com sua descrição), somente o nível 1 e 2 (algoritmos) ou todos os níveis, contento o programa com seus comentários de detalhes de programação. Contém um extenso exemplo em PASCAL, um extrator dos comentários com telas.

Vídeos de palestras

As palestras remotas são anotadas pelas plataformas usadas; não estão duplicadas gravações de palestras quase iguais. A lista está em ordem cronológica reversa. Ver mais detalhes (resumo, apresentação em ppt etc.) na minha página de palestras dadas e programadas.

13. A organização social trimembrada e sua aplicação individual. 15/5/23, 5ª palestra remota dentro do meu curso Tecnologia, Indivíduo e Sociedade, promovido pela Sinagoga Israelita do Brás
12. A matemática pode ser interessante... e linda! A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza. 29/9/22, na 25ª Edição da Semana de Arte e Cultura da USP, dentro do projeto Embaixadores da Matemática do IME-USP
11. Os surpreendentes infinitos na geometria, em conjuntos de números e no mundo físico. 30/9/21 palestra remota retransmitida pelo youtube, para professores de matemática e ciências da natureza, e interessados, organizada pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Carapicuiba, SP
10. A máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer. 14/9/21 palestra remota no projeto CREA Convida, do CREA de Pernambuco.
9. Por que fazer um bacharelado em ciência da computação? Não é uma palestra, mas vale por uma. Uma gravação feita pelo Brasil Escola em 25/1/21. Surpreendentes e inesperados comentários abaixo da janela do vídeo.
8. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e soluções (Parte I -- Problemas). 2/9/20, pelo Google Meet, para alunos do período noturno da disciplina CRP 0428 "Comunicação digital e as novas mídias", da Escola de Comunicação e Artes da USP e demais interessados da USP; info: prof. Artur Matuck arturjuntomatuck arr gmail pt com, profa. Sushila Claro sushiljuntoaqq at hotmail pt com. Parte de perguntas e respostas.
7. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e soluções (Parte II -- Soluções, e perguntas e respostas). 24/8/20, pelo Goolge Meet, organizada pelo Instituto Rudolf Steiner de Curitiba, Paraná; info: Elizabete Viero contato att instituto(tudo junto)rudolfsteiner pt org pt br
6. A Máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer. 10/8/20, pelo Jitsi Meet para interessados e para alunos de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em São Bento do Sul, SC, ; info: prof. Nilson Modro nilsonjuntomodro arr gmail. Da palestra de 5/10/20 pelo Google e retransmitida ao vivo pelo youtube, para interessados e alunos do Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Info: Prof. Adolfo Neto adoltudojuntofo arr utfpr pt edu pt br (houve cortes devido a uma invasão na palestra, que teve que mudar de endereço).
5. Uma introdução ao livro A Filosofia da Liberdade de Rudolf Steiner (1ª parte, até item 9, inclusive, da apresentação, 2ª parte do item 10 até o fim, mais perguntas e respostas de cada parte). 4/6/20 e 16/7/20, pelo Zoom, para um grupo de estudos de pais, professores da Escola Waldorf São Paulo e interessados; info e inscrições: Javert de Barros javert uderl barros arrob uoldptcomptbr
4. Ciencia, religião e espiritualidade. 13/5/20 pelo Zoom, organizada pelo Fórum Diálogos sobre Educação da Escola Waldorf Acalanto, Holambra, SP; info: Fidelis Neto fidelis underl neto arro hotmaildotcom. Ver resumo, artigo, apresentação, avaliações de participantes.
3. Concentração mental e meditação: um caminho para o autodesenvolvimento espiritual. Oficina na Sociedade Teosófica, Loja Liberdade, Rua Mituto Mizumoto, 301, Sé, São Paulo. info: Ricardo Beger rbeger@uol.com.br. Ver resumo, avaliações de participantes, apresentação
2. O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer? 27/10/16, para os Cursos de Pedagogia e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Ver a partir do min 5:00; o som fica melhor a partir do minuto 21:50. Apresentação em ppt, que foi cortada parcialmente no vídeo. Esta palestra difere um pouco, em forma e conteúdo, da N° 7 "... síntese de problemas e soluções".
1. Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro. 14/11/14, na Loja da Liberdade, Sociedade Teosófica no Brasil.

Avaliações de palestras por participantes

  1. Consequências do materialismo.
  2. O necessário equilíbrio entre atividades físicas, intelectuais, artísticas e sociais.
  3. A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  4. Sistemas numéricos. Por que os computadores usam os sistemas binário e hexadecimal? (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  5. Algoritmos e sua análise: uma introdução à ciência da computação (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  6. A Máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  7. O computador a papel e os princípios básicos do funcionamento de um computador (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  8. A modelagem conceitual de dados como ferramenta básica para a análise de sistemas (palestra do projeto Embaixadores da Matemática do IME)
  9. O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer?
  10. Jogos eletrônicos: origem, características e impactos em crianças e adolescentes. O que fazer?
  11. Concentração mental e meditação: um caminho para o autodesenvolvimento espiritualO ser humano como ser social e a sociedade
  12. Uma introdução simples ao livro A Filosofia da Liberdade de Rudolf Steiner
  13. Antroposofia: uma concepção espiritualista moderna e suas aplicações
  14. Israel: imagens de uma viagem (16-30/12/18), com históricos do país e dos locais visitados, e vários dados (em pdf, 28 MB)
  15. As novas tecnologias, a 'inteligência' artificial e a inteligência cósmica
  16. I.A. – 'Inteligência' artificial ou imbecilidade automática? As máquinas podem pensar e sentir?
  17. Os surpreendentes conceitos de infinito na geometria, nos conjuntos de números e na física
  18. Liberdade, igualdade e fraternidade: presente, passado e futuro
  19. Ciência, religião e espiritualidade
  20. Fundamentos da antroposofia: a constituição humana (curso em várias palestras)
  21. Corpo, alma e espírito: como compreender essa trimembração do ser humano.
  22. Mikhael e a queda do pensamento na matéria
  23. A Pedra Fundamental da Sociedade Antroposófica (1923) – 1ª parte
Vídeos e áudios de entrevistas, debates etc. (ordem cronológica)
  1. Vídeos (bloco 1 com 13min25, bloco 2 com 13min06) da entrevista completa feita em 11/6/03 por Antônio Abujambra, em seu programa Provocações da TV Cultura/SP, sobre televisão.
  2. Vídeo no youtube com 10 min de trechos de minha entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura de 1/12/08 sobre meios eletrônicos e educação, editado por G. Fernandes. Veja esse programa completo no 4shared em vídeo editado por S.Carvalho. (Atenção: esta é uma nova versão, sem o problema de sincronismo de som e imagem da anterior.) Veja o mesmo vídeo completo no youtube, também em nova versão.
  3. Vídeo de entrevista Meios eletrônicos e educação, transmitida e gravada ao vivo na Jovem Pan Online, em 12/11/08, inserida no youtube em 22/10/13 por Rogério Brito. Ver alternativamente outra versão no youtube, inserida em 21/9/13 por Rodrigo C. Banhara.
  4. Vídeo de entrevista Como estimular o desenvolvimento da criatividade, transmitida e gravada ao vivo na Jovem Pan Online, em 14/12/08, inserida no youtube em 22/10/13 por Rogério Brito.
  5. Vídeo no youtube com entrevista no programa Bem Viver, de Regina Pastore, Influência das imagens no comportamento humano, transmitida em 2/11/09 pela JustTV (pular os trechos que não são da entrevista); atenção, esse vínculo está inopertante.
  6. Áudio (em MP3, 20,2 MB) de debate com Luís Carlos Petry, com moderação de Patrícia Rizzo, transmitida em 23/11/09 pela Rádio Jovem Pan de São Paulo (AM, 620 kHz), no módulo Megafone do programa Noite ao Vivo; gravação feita em 9/11/09.
  7. Vídeo de gravação da aula "Qual é a essência dos computadores?" feita em 2010 (?) para o curso a distância de Sistemas de Informação da Universidadede de Santo Amaro (UNISA), São Paulo: bloco 1 (o bloco 2 não foi localizado; se alguém o conseguir, por favor enviar o endereço para o endereço de e-mail que está no topo desta página). Atenção: na transparência No. 12, o correto não é, em russo, a palavra pronunciada zavtra (que significa amanhã), mas a palavra pronunciada vtchirá (ontem).
  8. Vídeo no youtube descrevendo a disciplina eletiva MAC-0420 "Computadores na Sociedade e na Empresa" (esse título deveria ser "O Impacto Social e Individual dos Computadores"), gravado em 4/2011.
  9. Vídeo TV serve para que? de entrevista no programa Affair com Você, da allTV, transmitido pela Internet em 11/4/11. Veja alternativamente esse vídeo no youtube editado em por G. Fernandes em 3 partes de ~10 min cada: parte 1, parte 2 e parte 3.
  10. Vídeo com a gravação da transmissão, pela IPTV-USP, da palestra O que a Internet está fazendo com nossas mentes? proferida em 18/10/11 para alunos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação do IME-USP; essa palestra inicia-se com um resumo detalhado do livro de Nicholas Carr, The Shallows: what the Internet is doing to our brains; em seguida são feitos comentários e complementações, bem como recomendaçãoes às pessoas que usam muito computadores e Internet. Ver a página de apresentações para mais material sobre essa palestra e o artigo com o mesmo título. Vídeo dessa palestra no youtube.
  11. Aúdio de entrevista, Para professor, computador não é essencial na educação das crianças transmitida em 4/11/11 no Jornal da CBN.
  12. Vídeo de entrevista Pesquisa mostra que a internet modifica a estrutura mental transmitida em 17/11/11 pela Record News, programa NBlogs.
  13. Áudio de entrevista Valdemar Setzer questiona o uso excessivo da tecnologia transmitida em 21/11/11 no programa Começando o dia de Alexandre Machado, da Rádio Cultura FM de São Paulo. A janela com o áudio está logo abaixo do texto.
  14. Três vídeos da entrevista "Meios eletrônicos e educação" transmitida em 22/6/12 pela TV Poços de Caldas, programa Jornal do Sul de Minas: bloco 1, bloco 2 e bloco 3.
  15. Três vídeos da entrevista "O que é a Antroposofia" transmitida em 25/6/12 pela TV Poços de Caldas, programa Jornal do Sul de Minas: bloco 1, bloco 2 e bloco 3.
  16. Vídeo "Meios eletrônicos e educação" de entrevista transmitida pela TV UniSantos, a TV Cultura da Baixada Santista, SP, gravada em 6/9/12 (11min30).
  17. Vídeo do debate Roda da Folhinha: Tablet na infância - educação e entretenimento, com minha participação, realizado em 8/10/12 pelo suplemento Folhinha da Folha de São Paulo, no Teatro Folha, Shopping Higienópolis (duração total: 2h32min).Ver também as matérias publicadas na Folha de São Paulo sobre esse debate.
  18. Vídeo de entrevista Professor critica uso de tecnologia por crianças - Valdemar Setzer feita por Ederson Granetto para o programa Notícias Univesp, transmitida pela TV UNIVESP, da TV CULTURA-SP, gravado em 16/10/12 (18min40). Ver alternativamente esse vídeo no youtube e no meu canal do youtube.
  19. Quatro vídeos (máx. 15 min cada) de entrevista feita pelo gurpo Oitava Arte Produções em 17/3/12, sobre os meios eletrônicos e a educação: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4 (ver mais especificações na próxima seção).
  20. Vídeo de entrevista transmitida em 14/8/13, "Influência da Internet" no programa Caixa de Ferramentas da TV Séc. XXI; bloco 1 (outras pessoas tambám sáo entrevistadas); bloco 2 (só comigo).
  21. Vídeo de entrevista "Tecnologia x Educação" feita em 30/10/13 no programa Mesa de Debates da TVE, Juiz de Fora, MG: bloco 1; bloco 2.
  22. Vídeo de entrevista, feita em 6/11/13, no programa Gente.com da TV educativa éParaná de Curitiba, PR, com a entrevistadora Mira Graçano.
  23. Vídeos de entrevista, feita em 6/11/13, no programa "Nós" da Educação da TV Paulo Freire da Secretaria de Estado da Educação do PR, Curitiba, PR, com a entrevistadora Deborah Kramer: bloco 1, bloco 2, bloco 3.
  24. Vídeos de entrevista "A influência da Internet em nossas mentes" gravada em 22/5/14 na TV UFSC, programa UFSC Entrevista, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC: bloco 1, bloco 2, bloco 3. Ver o artigo correspondente.
  25. Vídeo da palestra "Liberdade, igualdade e fraternidade: passado, presente e futuro" dada em 14/11/14 na Loja da Liberdade da Sociedade Teosófica no Brasil (contém algumas falhas, sem prejudicar a totalidade). Ver o artigo correspondente e a apresentação em ppt.
  26. Aúdio de entrevista "O impacto da Internet em crianças, adolescentes e adultos", na Rádio Transmundial de São Paulo dada em 24/5/16. Ou ver cópia no Youtube (inserida por Sérgio Soares de Carvalho) ou ainda uma cópia local.
  27. (NOVO! 26/6/24) Áudio de muito boa e longa (52 min) entrevista na Rádio Panema de Capão Bonito em 27/1/2015, sobre vários assuntos, incluinido meios eletrônicos na educação. A introdução foi cortada pelo youtube, mas não é importante.
  28. Vídeo do debate "Tecnologias para crianças" com Ivan Paz, coordenador pedagógico da SuperGeeks, empresa que ensina robótica inclusive para crianças, transmitido on-line no programa "Duas faces da moeda" pela Rádio Jovem Pan de São Paulo em 29/7/16 (32:47 min).
  29. Vídeo de entrevista sobre meios eletrônicos e educação, feita em 26/10/16 na TV Campus da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta é a melhor entrevista que dei sobre esse assunto. Duração: 34 min. Ver no meu canal do youtube.
  30. Vídeo da entrevista "Excesso de informação" na TV Câmara de Brasília, como primeira da série Pontos de Vista sobre meios eletrônicos, educação e sociedade. A gravação foi transmitida em 13/2/17. Ver a gravação (se o vídeo não abrir no navegador, acione o button '"Baixar vídeo" logo abaixo da janela do vídeo).
  31. Áudio de debate em 18/8/17 na Rádio USP, no programa "Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade", com o tema "Ensino a distância: avanços, desafios e realidade". Ver e ouvir a gravação, em duas partes.
  32. Áudio de entrevista "Os meios eletrônicos e a educação" na Rádio USP em Ribeirão Preto, SP, transmitida ao vivo em 12/1/18, lá em FM 107.9 e em São Paulo 93.7, info: ferraz arroba-at usp.br: gravação no site da Rádio, gravação local, ouvir a partir do min 1:30.
  33. Vídeo com gravação contando algo de minha história no IME (Instituto de Matemática e Estatística) da USP.
  34. 8 vídeos curtos dentro do projeto 51+: "Somos uma rede social compartilhando 'jeitos de viver' melhor a 'própria vida' (em video-depoimentos)". Acionar "Entrevistados".
  35. Vídeo de entrevista "O impacto da tecnologia na infância e adolescência" transmitida ao vivo pelo TV Séc. XXI de Valinhos, em 16/8/19.
  36. Vídeo de entrevista feita em 12/7/23 por Lin Nogueira na Editora Antroposófica, em São Paulo, por ocasião do lançamento do livro de Frederick Amrine, Deixando a escada para trás. É praticamente uma palestra minha, onde abordo várias questões: o pensamento livre, educação, a Pedagogia Waldorf, o livro etc.
  37. Vídeo em 8 partes (entrar em www.sab.org.br --> button Vídeos --> seção Críticas...) feito em 3/10/23 por Lin Nogueira sobre a minha resenha do capítulo Antroposofia do livro Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, de Natália Pasternak e Carlos Orsi.
  38. Vídeo de entrevista na Escola Politécnica da USP feita em 6/11/23 pelo Prof. Marcílio Alves da Engenharia Mecânica, para seu blog Viramundo, sobre minha formação e minhas ideias sobre educação, sociedade, indivídulo, a disciplina de Leitura Dramática, por que os aviões voam, concentração mental etc.
  39. Vídeo de extensa entrevista (4 horas!) feita em 31/1/24 no programa +1café do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Info: prof. Lucas Colucci lcolutudojuntocci aa ime pt usp dot br. Nessa palestra abordo um pouco de minha biografia, os primórdios da computação na USP, histórico do IME-USP, o programa Embaixadores da Matemática do IME, problemas da educação básica e superior, meios eletrônicos e educação, Como equilibrar pessoalmente um ensino abstrato, "Inteligência" Artificial e seus perigos, limitações da ciência, cientificismo, materialismo e espiritualidade.

Textos, áudios e vídeos de entrevistas e de debates (ordem cronológica)

Atenção: Os vídeos e áudios desta seção são repetição de itens da seção anterior.

  1. Transcrição de debate O uso de informática na educação, com Eduardo Chaves, da UNICAMP, no programa Opinião Nacional da TV Cultura de 28/5/99, tendo como entrevistador Heródoto Barbeiro e como comentarista Carlos A. Sardenberg.
  2. Entrevista Pane no disco rígido sobre computadores na educação, publicada na revista Educação de 10/1999.
  3. Entrevista Computador. Pode ser perigoso para menores. Publicada nos números de 8-11/1999 do jornal Vida Integral.
  4. Cópia parcialmente reformatada de interessante debate promovido por José Tadeu Arantes, publicado na revista Galileu, No. 101, 12/99, sobre computadores na educação, como publicado na revista eletrônica Achademia em 13/12/09.
  5. Entrevista Meios eletrônicos e educação: uma visão alternativa, publicada no boletim eletrônico Psicopedagogia On-line em 18/6/01.
  6. Entrevista Crianças na rede, publicada no portal Bolsa de Mulher, em 4/3/02, contendo minha opinião contra o uso de computadores por crianças, e opiniões de outros a favor; contém meus comentários a 29 trechos da entrevista, rebatendo as opiniões dos favoráveis.`
  7. Entrevista Relação Homem–Máquina, publicada na revista Bios em 12/2002.
  8. Vídeos (bloco 1 com 13min25, bloco 2 com 13min06) de entrevista sobre televisão feita em 11/6/03, por Antônio Abujambra, em seu programa Provocações da TV Cultura/SP.
  9. Texto sobre o debate Inclusão Digital realizado em 25/9/03 no Centro Cultural Itaú, São Paulo, moderado por Heródoto Barbeiro e transmitido pela TV SESC/SENAC, escrito por Carlos Salgado Nunes.
  10. Entrevista Abaixo o computador! feita na sessão "O computador como ferramenta alienante", no Forum Mundial de Educação, São Paulo, em 1/4/04.
  11. Artigo de Felipe Werneck Professor combate o uso precoce do computador publicado em O Estado de São Paulo de 28/11/04, com trechos de entrevista comigo. Werneck tem o mérito de ter passado um dia em um jardim de infância Waldorf (no Rio) para ver com seus próprios olhos o que tenho descrito há dezenas de anos; ele conta algo do que viu, corroborando minhas idéias.
  12. Entrevista Televisão, a guerra perdida, publicada no webjornal Balaio de Notícias, edição de 13-27/2/05.
  13. Entrevista Computador na escola é obsceno, publicada no Jornal Opção, de Goiânia, No. 1.545, de 13-19/2/05, p. A-25.
  14. Entrevista sobre novas tecnologias na sala de aula publicada no artigo "Escolas high-tech" na revista Veja São Paulo de 3/5/06.
  15. Entrevista Professor da USP condena o uso de computadores por crianças publicada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
  16. Entrevista sobre a leitura e os meios eletrônicos, publicada na revista Viva Barsa Planeta (da enciclopédia Barsa), No. de set/out de 2008.
  17. Entrevista sobre meios eletrônicos e educação, em vídeo, transmitida e gravada ao vivo na Jovem Pan Online, em 12/11/08, inserida no youtube em 22/10/13 por Rogério Brito. Ver alternativamente outra versão no youtube, inserida em 21/9/13 por Rodrigo C. Banhara.
  18. Vídeo com trechos de minha entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura de 1/12/08 sobre meios eletrônicos e educação, editado por G. Fernandes. Veja o vídeo do programa completo.
  19. Entrevista Como estimular o desenvolvimento da criatividade, em vídeo, transmitida e gravada ao vivo na Jovem Pan Online, em 14/12/08, inserida no youtube em 22/10/13 por Rogério Brito.
  20. Entrevista Televisão não combina com nada! publicada na revista Kalunga, Ano 36, No. 216, fevereiro de 2009. Veja também o meu texto revisado e bem incrementado, de 1/3/09.
  21. Áacute;udio da entrevista A relação entre massacres, como o que aconteceu em Winnenden, Alemanha, e os video games violentos, a Heródoto Barbeiro, transmitida ao vivo e gravada pela Rádio CBN em 12/3/09.
  22. Texto de discussão com Caio Teixeira, motivada pela entrevista na Rádio CBN (item anterior).
  23. Entrevista Criança e jovem sem tevê: postura radical ou sensata? publicada na revista eletrônica pontocom, em outubro de 2009.
  24. Áudio (em MP3, 20,2 MB) de debate com Luís Carlos Petry, com moderação de Patrícia Rizzo, transmitida em 23/11/09 pela Rádio Jovem Pan de São Paulo (AM, 620 kHz), no módulo Megafone do programa Noite ao Vivo; gravação feita em 9/11/09.
  25. Entrevista Crianças X computadores: benefícios e males da era tecnológica para o site "delas Filhos", do ig,  feita em por telefone por Renata Losso em agosto de 2010. Ver a cópia local, só da entrevista.
  26. Entrevista Tecnologia invade mundo infantil – prós e contras da tecnologia para o desenvolvimento das crianças, comigo e outras pessoas, publicada no jornal eletrônico O Estado RJ Online, de 11/01/11. Veja também o meu texto original enviado para o jornal.
  27. Entrevista curta ao Jornal-laboratório Zero, de Santa Catarina, feita em 12/5/11, sobre meios eletrônicos e educação.
  28. Entrevista Games violentos: censurar ou não? publicada no Jornal do Campus dos alunos de jornalismo da USP em agosto de 2011.
  29. Aúdio da entrevista Para professor, computador não é essencial na educação das crianças transmitida em 4/11/11 no Jornal da CBN.
  30. Vídeo de entrevista Pesquisa mostra que a internet modifica a estrutura mental transmitida em 17/11/11 pela Record News, programa NBlogs.
  31. Pequeno trecho de entrevista Uso Excessivo do Computador por Crianças: Prejuízos para o programa STOP a Destruição do Mundo No 159, postado em 4/4/12 no youtube (3min09).
  32. Três vídeos da entrevista "Meios eletrônicos e educação" transmitida em 22/6/12 pela TV Poços de Caldas, programa Jornal do Sul de Minas: bloco 1, bloco 2 e bloco 3.
  33. Três vídeos da entrevista "O que é a Antroposofia" transmitida em 25/6/12 pela TV Poços de Caldas, programa Jornal do Sul de Minas: bloco 1, bloco 2 e bloco 3.
  34. Vídeo de entrevista transmitida pela TV UniSantos de Meios eletrônicos e educação, a TV Cultura da Baixada Santista, SP, gravada em 6/9/12 (11min30).
  35. Vídeo do debate Roda da Folhinha: Tablet na infância - educação e entretenimento, com minha participação, realizado em 8/10/12 pelo suplemento Folhinha da Folha de São Paulo, no Teatro Folha, Shopping Higienópolis (duração total: 2h32min).Ver também as matérias publicadas na Folha de São Paulo sobre esse debate.
  36. Vídeo de entrevista Professor critica uso de tecnologia por crianças feita por Ederson Granetto para o programa Notícias Univesp, transmitida pela TV UNIVESP, da TV CULTURA-SP, gravado em 16/10/12 (18min40).
  37. Quatro vídeos (máx. 15 min cada) de entrevista sobre os meios eletrônicos e a educação, feita pelo grupo Oitava Arte Produções em 17/3/12, parte de um TCC "O que nos une...", documentário feito por alunos da faculdade UNIBAN/Anhanguera: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4. Nessa entrevista, tive a liberdade de expressar, sem pressa e à vontade, muitas de minhas ideias essenciais sobre esse premente problema educacional.
  38. Vídeos de entrevista transmitida em 14/8/13, "Influência da Internet" no programa Caixa de Ferramentas da TV Séc. XXI; bloco 1 (outras pessoas tambám são entrevistadas); bloco 2 (só comigo).
  39. Vídeos de entrevista "Tecnologia x Educação" feita em 30/10/13 no programa Mesa de Debates da TVE, Juiz de Fora, MG: bloco 1 (minha parte começa no minuto 3:28); bloco 2.
  40. Vídeo de entrevista, feita em 6/11/13, no programa Gente.com da TV educativa éParaná de Curitiba, PR, com a entrevistadora Mira Graçano.
  41. Vídeo de entrevista, feita em 6/11/13, no programa "Nós" da Educação da TV Paulo Freire da Secretaria de Estado da Educação do PR, Curitiba, PR, com a entrevistadora Deborah Kramer: bloco 1, bloco 2, bloco 3.
  42. Vídeos de entrevista gravada em 22/5/14 na TV UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC: bloco 1, bloco 2, bloco 3.
  43. Entrevista juntamente com Gláucia Brito, feita por Claudia Guadagnin, publicada no Boletim Televisando, do Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação), edição 2, 31/7/15. Ver as páginas do original em pdf, e o texto com revisão da minha parte.
  44. Aúdio de entrevista "O impacto da Internet em crianças, adolescentes e adultos" feita por Renata Theodoro, na Rádio Transmundial de São Paulo dada em 24/5/16. Ou ver cópia local.
  45. Vídeo do debate "Tecnologias para crianças" com Ivan Paz, coordenador pedagógico da SuperGeeks, empresa que ensina robótica inclusive para crianças, transmitido on-line no programa "Duas faces da moeda" pela Rádio Jovem Pan de São Paulo em 29/7/16 (32:47 min).
  46. Vídeo de entrevista sobre meios eletrônicos e educação, feita em 26/10/16 na TV Campus da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta é a melhor entrevista que dei sobre esse assunto. Duração: 34 min.
  47. Vídeo da entrevista "Excesso de informação" na TV Câmara de Brasília, como primeira da série Pontos de Vista sobre meios eletrônicos, educação e sociedade. A gravação foi transmitida em 13/2/17. Ver a gravação (se o vídeo não abrir no navegador, acione o button '"Baixar vídeo" logo abaixo da janela do vídeo).
  48. Entrevista "Radicalmente Contra", publicada na revista Bem Estar, do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, SP, em 21/5/17.
  49. Entrevista "Meios digitais prejudicam desenvolvimento saudável de crianças" publicada em 21/6/17 pela AUN - Agência Universitária de Notícias da USP, com comentários dos leitores. Ver cópia local, inclusive com a entrevista original.
  50. Artigo "Seremos todos humanos maquinais?", de Janaína Quitério, publicada em 7/2017 na revista on-line Sentido ("uma revista online que vê os acontecimentos do mundo através de um olhar mais humano"), contendo trechos de entrevista comigo.
  51. Texto de entrevista "Computação cognitiva: mito e realidade" feita pelo Dr. Sérgio Jacomino, publicada em 7/8/17 no site do IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
  52. Áudio de debate em 18/8/17 na Rádio USP, no programa "Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade", com o tema "Ensino a distância: avanços, desafios e realidade". Ouvir a gravação, em duas partes.
  53. Áudio de entrevista "Os meios eletrônicos e a educação" na Rádio USP em Ribeirão Preto, SP, transmitida ao vivo em 12/1/18, lá em FM 107.9 e em São Paulo 93.7, info: ferraz arroba-at usp.br: gravação no site da Rádio, gravação local, ouvir a partir do min 1:30.
  54. Texto de entrevista "Computação Cognitiva" feita por Sérgio Jacomino para o Boletim do IRIB em Revista, No. 358, setembro de 2018, pp. 98-103, com duas pequenas adições; versão em .docx; versão original da revista.
  55. 8 vídeos curtos dentro do projeto 51+: "Somos uma rede social compartilhando 'jeitos de viver' melhor a 'própria vida' (em video-depoimentos)". Acionar "Entrevistados".
  56. Vídeo de entrevista "O impacto da tecnologia na infância e adolescência" transmitida ao vivo pelo TV Séc. XXI de Valinhos, em 16/8/19.
  57. Debate remoto em 30/11/22 "A educação infantil e os ambientes virtuais imersivos" com Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, presidente do Instituto Galileo Galilei, organizado pelo Sistema Nacional Brasil Digital, na série Desafios Éticos do Metaversol. (Minha parte começa no min 30:24.) Devido ao curto espaço de tempo, tive que apenas citar minha lista de problemas e soluções, sem entrar em detalhes. Ver os artigos (1, 2) para detalhes sobre o assunto. Note-se o meu enfoque, essencialmente prático.
  58. Breves palavras minhas no 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, organizado por nic.br e cgi.br, começando na hora 1:10:00, contra o uso de meios eletrônicos por crianças e adolescentes.
  59. Vídeo de entrevista feita em 12/7/23 por Lin Nogueira na Editora Antroposófica, em São Paulo, por ocasião do lançamento do livro de Frederick Amrine, Deixando a escada para trás. É praticamente uma palestra minha, onde abordo várias questões: o pensamento livre, educação, a Pedagogia Waldorf, o livro etc.
  60. Vídeo em 8 partes (entrar em www.sab.org.br --> button Vídeos --> seção Críticas...) feito em 3/10/23 por Lin Nogueira sobre a minha resenha do capítulo Antroposofia do livro Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, de Natália Pasternak e Carlos Orsi.
  61. Vídeo de entrevista na Escola Politécnica da USP feita em 6/11/23 pelo Prof. Marcílio Alves da Engenharia Mecânica, para seu blog Viramundo, sobre minha formação e minhas ideias sobre educação, sociedade, indivídulo, a disciplina de Leitura Dramática, por que os aviões voam, concentração mental etc.
  62. Vídeo de extensa entrevista (4 horas!) feita em 31/1/24 no programa +1café do Instituto de Matamática e Estatística da USP. Info: prof. Lucas Colucci lcolutudojuntocci aa ime pt usp dot br .

Artículos en Español

  1. Los Medios Electrónicos en la Educación sobre TV, video juegos y computadoras. Versión de 25.6.2000 publicada en Taller de Conciencia No. 27, (verano 2000), pp. 33-47, Barcelona.
  2. La Misión de la Tecnología - Traducción del texto original en Inglés, publicado en la revista electrónica de educación Contexto Educativo, No. 4, Febrero de 2000.
Aufsätze auf Deutsch
  1. Computer und Kunst (Übersetzung der englischen Version).
  2. Elektronische Medien und Erziehung: Fernsehen, elektronische Spiele und Computer (Übersetzung eines Aufsatzes von meinem letzten Buch).

For your leisure... Para sua diversão... (Attention pour un texte en Français – atención para un texto en Español)

Any comments on this page and my writings are greatly appreciated!