Palestrante convidado 1 - Michael Kubovy, University of Virginia
Motivação
- Estímulos visuais: ruído para cada olho mas juntos formam uma imagem.
- Gostaria de fazer o mesmo com melodias.
- Por que a tradução desta percepção visual para o campo auditivo
funciona?
- Objecthood
- Ontologias: fold, newtonian, psychology.
- Def: relacionaod a apresnetação de algo para a visão ou sensos.
- Def: obstrução - ob (bantes) + iacere (jogar)
- Resultado: objeto é um obstáculo para a visão, i.e. opaco.
- Isto parece incompatível com a audição (como seria opacidade em audição?).
- Newton: toda a realidade está contida no espaço tempo.
- Kant: espaço não é um conceito empírico que foi abstraído de experiências
externas.
- Como separar uma voice das outras numa festa?
- Cherry (1959): este é um problema espacial.
- Broadbent: !?
- Dualidade de visão e audição.
- O problema da coloração. Coloca-se um vértice em cada "país" e conecta
por arestas. Existe uma dualidade entre o mapa e o grafo pois uma
afirmação sobre um pode ser traduzida em uma afirmação sobre o outro.
- Objetos: espacialidade. Audição: temporalidade. Já foi dito que não
existe relação entre visão e audição.
- Experimento: dois pontos projetados com cores diferentes ou iguais são
vistos como dois pontos. Se dois pontos são projetados com cores
diferentes se sobreponto, vemos apenas um ponto. Conclusão: comprimento
de onda não é indispensável, mas espaço é indispensável.
- Experimento para audição: dois falantes tocando notas diferentes, a
pessoa vai escutar apenas uma nota. Com apenas um falante tocando duas
notas, as pessoas ainda escutam duas notas. Conclusão: localização
espacial não é indispensável. Se colapsarmos em relação à frequência
(dois falantes tocando a mesma nota), ouve-se apenas uma coisa.
Conclusão: frequência é indispensável para audição.
- Dois tipos de dualidade para visão e audição: Teoria dos atributos
indispensáveis e funcionalidade.
- T.I.A:
| modalidade | indispensavel | dispensavel |
| audicao | frequency (sources) | space (surfaces) |
| visao | space (surfaces) | wavelength (sources) |
- Functional.
- Opacidade: não é aplicável a fontes sonoras.
- Superficies podem ser opacas para superficies.
- Superficies podem ser opacas para fontes sonoras.
- Fontes sonoras nao podem ser opacas para fontes sonoras.
- Exemplo: som com interrupção com silêncio e com interrupção com noise.
- Exemplo: vitrine com carros passando.
- Exemplo: completamento modal (cubo laranja em frente a fundo laranja).
Dependendo de como se interpreta, a opacidade muda.
- Definição de objeto: é aquilo que passou por segregação (distinção) do
plano de fundo. <- serve para visão e audição.
- Exemplo: mendelsohn, violino pode ser fundo ou frente.
- Links entre objetos auditorios e visuais:
- T.I.A. link, function link.
- Exemplo: auditory necklace.
- Existe uma superposição do tratamento auditivo com o tratamento visual
no cérebro.
Bindings between vision and audition
- Syncronicidade.
- Exemplo: movimento dos lábios sincronizado com os sons.
- Common embodiment.
- Exemplo: maluma and tackete (nomear duas figuras, uma com cantos
arredondados e outra com pointas).
- Exemplo: frequencias congruentes ou incongruentes com o estimulo visual.
O que vem primeiro? Estimulos incongruentes causam menor tolerância com
relação à disparidade temporal.
- Exemplo: nomes para os sons trazem para a mente suas causas visuais
(bang, clink, etc).
- Exemplo: gestos mais longos na percussão causam impressão de que o
evento sonoro é mais longo (marimba).
- Exemplo: atraso ou adiantamento no som em relação à imagem. Se o som vem
antes, o efeito do tamanho do adiantamento é menor.
- Exemplo: substituindo a imagem por uma animação retira o efeito.
Perguntas
- Tempo é indispensável tanto para audição quanto para visão. Como fica para
tempos muito pequenos?
- Microtime versus macrotime.
- Soma de senóides pode gerar um evento sonoro único.
- Square waves or sawtooth are examples.
- Senti falta do espectro (sonoro e visual) na sua fala.
- Eu respeito o produto dos artistas, não sua teoria.
- Às vezes sua teoria é uma capa protetora que os previne de entender seu
próprio trabalho. :)
- Em relação à definição de objetio, que tem relação com o fenômeno
percebido, como fica a questão do fenômeno aí?