Projeto de mestrado
Título
Processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar a realização de processamento de áudio digital em tempo real utilizando três plataformas com características computacionais fundamentalmente distintas porém bastante acessíveis em termos de custo e disponibilidade de tecnologia: Arduino, GPU e Android. Arduino é um dispositivo com licenças de hardware e software abertas, baseado em um microcontrolador com baixo poder de processamento, muito utilizado como plataforma educativa e artística para computações de controle e interface com outros dispositivos. GPU é uma arquitetura de placas de vídeo com foco no processamento paralelo, que tem motivado o estudo de modelos de programação específicos para sua utilização como dispositivo de processamento de propósito geral. Android é um sistema operacional para dispositivos móveis baseado no kernel do Linux, que permite o desenvolvimento de aplicativos utilizando linguagem de alto nível e possibilita o uso da infraestrutura de sensores, conectividade e mobilidade disponível nos aparelhos. Buscaremos sistematizar as limitações e possibilidades de cada plataforma através da utilização de técnicas de análise encontradas na literatura e da implementação de técnicas de processamento de áudio digital em tempo real em cada ambiente.
Qualificação
- Texto de qualificação depositado em 22/07/11: projeto/qualificacao-ajb.pdf.
- Slides sobre o projeto apresentados em seminário (15/08/11) e banca de qualificação (22/08/11): projeto/apresentacao-ajb.pdf.
Texto final
- Texto final depositado em 22/08/2013: projeto/mestrado-ajb.pdf.
- Slides da defesa apresentada em 21/10/2013: projeto/defesa-ajb.pdf.