Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Seminários

Orientador: Antonio Carlos Brolezzi

Sala B 139

 

Seminários 2021 1

Seminários 2021 2

Seminários 2022 1

 

Projeto PUB Cultura e extensão 182 Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas 2022-2023

Allan Gabriel Malaquias Orso (bolsa PUB)

Eduarda Tunes Afonso (bolsa PUB)

Enzo Stefanelli Negrini (bolsa PUB)

Jailson Santos Silva (bolsa PUB)

Lais Alves da Costa (bolsa PUB)

Lorena Angelica Torres (bolsa PUB)

 

Projeto Iniciação Científica CNPq Silenciamento feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais

Livia Maria Araujo Chaves (bolsa CNPq)

 

Projeto PUB Cultura e extensão 223 Mulheres na Matemática 2022-2023

Ananda Monichelly Oliveira da Silva (bolsa PUB)

Nicolly Pereira Carvalho (bolsa PUB)

Julia Teixeira de Araujo Silva (bolsa PUB)

 

Projeto Iniciação Científica Tutoria PAP: Análise da eficácia da tutoria para os alunos ingressantes em Física

Luiza Lourenco Dias (bolsa PAP)

 

 

 

Programação 2022-2023:

 

 

Data

Tema

Sexta-feira

16/09

15h

 

Mulheres na Matemática

Planejamento – estudo do projeto

 

Sexta-feira

16/09

16h

 

Letramento transmidiático

 

Planejamento – estudo do projeto

Sexta-feira

30/09

16h

Mulheres na Matemática

BRECH, C. O “Dilema Tostines” das mulheres na matemática. Matemática Universitária, n. 54, p. 1-5, 2018. Lívia

ARAUJO, Carolina. A matemática brasileira sob a perspectiva de gênero. Cienc. Cult.,  São Paulo ,  v. 70, n. 1, p. 32-33,  Jan.  2018 Nicolly

ANDRADE, M., FRANCO, C., DE CARVALHO, J. P. Gênero e Desempenho em Matemática ao final do Ensino Médio: Quais as relações?. Anais, p. 1-16, 2016. Ananda

 

Sexta-feira

07/10

15h

ENZENSBERGER, Hans Magnus. O Diabo dos Números. 1 ed. Companhia das Letras, 1997 Letramento transmidiático

Sexta-feira

14/10

15h

DE ALMEIDA FREITAS, M. A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 4, n. 9, p. 144-158, 2018. Lívia

CAREY, E. et al. The chicken or the egg? The direction of the relationship between mathematics anxiety and mathematics performanceFrontiers in Psychology, v. 6, p. 1987, 2016. Nicolly

Sexta-feira

21/10

15h

Letramento transmidiático Eduarda

 

DE ASSIS, E.S. As relações de gênero na licenciatura em matemática. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 9, n. 1, p. 54-80, 2020. Ananda

LEPORE, L.; BROWN, R. Category and stereotype activation: Is prejudice inevitable?. Journal of personality and social psychology, v. 72, n. 2, p. 275, 1997. Julia

 

Sexta-feira

04/11

14h

EMANUEL, Bárbara. Notas para uma educação transmídiaArcos Design, v. 15, n. 1, p. 49-69, 2022. Enzo

NOSEK, BA.; BANAJI, M.R.; GREENWALD, AG. Math= male, me= female, therefore math≠ me. Journal of personality and social psychology, v. 83, n. 1, p. 44, 2002. Lívia

OLIVEIRA, D. Percepção de Barreiras  Suportes na Carreira Acadêmica Dos Estudantes de Matemática: Um Estudo de Gênero. Mestrado em Educação em Ciências,  Universidade Federal de Itajubá. ITAJUBÁ-MG, 2021. Nicolly

Sexta-feira

11/11

14h

MLODINOW, Leonard. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro, Zahar: 2011 Letramento transmidiático

 

DE MELO, C. I. B.. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis, v. 24, n. 1, p. 189-200, 2018. Ananda

AZZARI, Eliane Fernandes; NASCIMENTO, Ingrid Tainá Vieira. LETRAMENTOS, NARRATIVA TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico e o digital. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 10, n. 1, 2022. Allan

Sexta-feira

18/11

14h

MENEZES, L. Genêro, ensino e pesquisa em matemática: um estudo de caso. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, 2016 Julia

FAUCHER, C.; JACKSON, M.; CASSIDY, W. Cyberbullying among university students: Gendered experiences, impacts, and perspectives. Education Research International, v. 2014, 2014. Lívia

SOUZA, Juliana Boanova; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Fome de quê? A [in] visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.. Nicolly

Sexta-feira

25/11

14h

FERNANDES, M.C.V. (2006). A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Ananda

MENIN, M.S.St. Representação social e estereótipo: a zona muda das representações sociais. Psicologia: teoria e Pesquisa, p. 43-51, 2006. Julia