Universidade
de São Paulo
Instituto
de Matemática e Estatística
Seminários
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi
Sala B 139
Seminários
2021 1
Seminários
2021 2
Seminários
2022 1
Projeto PUB
Cultura e extensão 182 Letramento transmidiático
em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em
ciências exatas 2022-2023
Allan Gabriel
Malaquias Orso (bolsa PUB)
Eduarda Tunes
Afonso (bolsa PUB)
Enzo Stefanelli Negrini (bolsa PUB)
Jailson Santos Silva (bolsa PUB)
Lais Alves da
Costa (bolsa PUB)
Lorena Angelica Torres (bolsa PUB)
Projeto
Iniciação Científica CNPq Silenciamento
feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais
Livia Maria
Araujo Chaves (bolsa CNPq)
Projeto PUB
Cultura e extensão 223 Mulheres na Matemática 2022-2023
Ananda Monichelly Oliveira da Silva (bolsa PUB)
Nicolly Pereira Carvalho (bolsa PUB)
Julia
Teixeira de Araujo Silva (bolsa PUB)
Projeto
Iniciação Científica Tutoria PAP: Análise da eficácia da tutoria para os
alunos ingressantes em Física
Luiza
Lourenco Dias (bolsa PAP)
Programação
2022-2023:
Data
|
Tema
|
Sexta-feira
16/09
15h
|
Mulheres
na Matemática
Planejamento
– estudo do projeto
|
Sexta-feira
16/09
16h
|
Letramento
transmidiático
Planejamento
– estudo do projeto
|
Sexta-feira
30/09
16h
|
Mulheres
na Matemática
BRECH, C. O “Dilema Tostines” das mulheres na matemática. Matemática
Universitária, n. 54, p. 1-5, 2018. Lívia
ARAUJO, Carolina. A
matemática brasileira sob a perspectiva de gênero. Cienc. Cult.,
São Paulo , v. 70, n. 1, p.
32-33, Jan. 2018
Nicolly
ANDRADE, M., FRANCO, C.,
DE CARVALHO, J. P. Gênero e Desempenho em Matemática ao final do Ensino
Médio: Quais as relações?. Anais, p.
1-16, 2016. Ananda
|
Sexta-feira
07/10
15h
|
ENZENSBERGER,
Hans Magnus. O Diabo dos Números. 1 ed.
Companhia das Letras, 1997 Letramento transmidiático
|
Sexta-feira
14/10
15h
|
DE
ALMEIDA FREITAS, M. A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas
academias científicas brasileiras. EDUCA-Revista Multidisciplinar em
Educação, v. 4, n. 9, p. 144-158, 2018. Lívia
CAREY,
E. et al. The chicken or the egg?
The direction of the relationship between mathematics anxiety and mathematics
performance. Frontiers
in Psychology, v. 6, p. 1987, 2016. Nicolly
|
Sexta-feira
21/10
15h
|
Letramento transmidiático Eduarda
DE ASSIS, E.S. As
relações de gênero na licenciatura em matemática. Revista Binacional
Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 9, n. 1, p. 54-80, 2020. Ananda
LEPORE,
L.; BROWN, R. Category and
stereotype activation: Is prejudice inevitable?. Journal of personality and social psychology, v. 72, n. 2, p. 275, 1997. Julia
|
Sexta-feira
04/11
14h
|
EMANUEL,
Bárbara. Notas para uma educação transmídia. Arcos
Design, v. 15, n. 1, p. 49-69, 2022. Enzo
NOSEK,
BA.; BANAJI, M.R.; GREENWALD, AG. Math= male, me= female, therefore math≠ me. Journal of personality and social psychology, v. 83, n. 1, p. 44, 2002. Lívia
OLIVEIRA, D. Percepção
de Barreiras Suportes na Carreira Acadêmica Dos Estudantes de
Matemática: Um Estudo de Gênero. Mestrado em Educação em Ciências,
Universidade Federal de Itajubá. ITAJUBÁ-MG, 2021. Nicolly
|
Sexta-feira
11/11
14h
|
MLODINOW,
Leonard. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Trad.
Diego Alfaro. Rio de Janeiro, Zahar: 2011 Letramento transmidiático
DE MELO, C. I. B..
Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento
das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis, v.
24, n. 1, p. 189-200, 2018.
Ananda
AZZARI,
Eliane Fernandes; NASCIMENTO, Ingrid Tainá Vieira. LETRAMENTOS, NARRATIVA
TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico
e o digital. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp,
v. 10, n. 1, 2022. Allan
|
Sexta-feira
18/11
14h
|
MENEZES, L. Genêro, ensino e pesquisa em matemática: um
estudo de caso. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia,
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, 2016 Julia
FAUCHER, C.; JACKSON,
M.; CASSIDY, W. Cyberbullying among
university students: Gendered experiences, impacts, and
perspectives. Education Research International,
v. 2014, 2014. Lívia
SOUZA,
Juliana Boanova; LOGUERCIO, Rochele
de Quadros. Fome de quê? A [in] visibilidade de meninas e mulheres
interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência &
Educação (Bauru), v. 27, 2021.. Nicolly
|
Sexta-feira
25/11
14h
|
FERNANDES, M.C.V.
(2006). A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma
questão de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de
Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal da
Paraíba. João Pessoa.
Ananda
MENIN, M.S.St. Representação social e estereótipo: a zona muda
das representações sociais. Psicologia: teoria e Pesquisa, p.
43-51, 2006. Julia
|