Re: Truncar variáveis...

Marcelo Hashimoto wrote:
Uma pergunta que ficou pendente mas que foi meio soterrada pelos milhões de e-mails que vieram depois: truncar o valor das variáveis do relaxamento linear vai garantir que a factibilidade vai ser mantida? Nós estávamos usando essa heurística, mas alguém trouxe essa dúvida e eu não cheguei a uma conclusão.Ernesto, você modificou as restrições para Ax <= b talvez para que o problema fique mais parecido com o problema das mochilas, mas ainda não é possível utilizar as heurísitcas vistas em aula, uma vez que elas se referiam a uma única restrição. Por causa disso, talvez seja melhor manter como Ax = b porque será utilizado parte do EP2, que resolvia problemas Standard. Ou seja, se for pra criar heurísitcas do zero de qualquer jeito, é melhor manter como Ax = b para não ter que depois fazer adaptações para criar slacks ou modificar a rotina.Foi mal se isso deixou alguém ainda mais confuso, mas...
<offtopic>
(Finalmente uma mensagem de verdade nessa lista :-)
</offtopic>

Eu acho que a última versão do enunciado (beta :-) era algo do tipo Ax <= b , A contendo
apenas elementos positivos...
Isso se assemelha a um "problema da mochila" que leva em conta vários fatores, como
peso, volume, e qualquer outra coisa que possa impedir que se coloquem os objetos na
tal mochila...

Com Ax = b, acho que fica praticamente impossível fazer uma heurística que não implique
em resolver o próprio problema original, o que é estranho (para resolver o problema, primeiro
tem que resolver o problema :-). Não há como mudar os valores por arredondamento, ou
manualmente, de maneira 'fácil', e que leve a algo factível...

Wendel Scardua
Articuno - The Legend
"In this world there are no coincidences. There can only be the inevitable."