[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Curso de Linux

Oi, pessoal.

Como prometi, estou enviando uma mensagem para todos, detalhando e registrando
minha proposta.

Falei com um pouco de pressa hoje, mas não queria atrapalhar a aula do
professor Imre, nem a prova do BCC. Vou explicar melhor:

Tenho que fazer um trabalho de formatura, e meu trabalho é um curso de UNIX
(Linux e Solaris) para os usuários das redes (Linux, e do IME). Minha proposta
inicial era a conclusão do texto até outubro, e uma aplicação em novembro.
Entretanto, por dois motivos meu cronograma está mudando. Primeiramente, seria
mesmo impossível dar um curso apenas em novembro, pois vocês mesmos iriam estar
bastante ocupados. Em segundo lugar, eu estou atrasado com o texto, e não
adiantaria esperar até novembro. Então a idéia de dar o curso para vocês veio,
e com isso já ter uma resposta direta para me auxiliar na preparação do
material.

Bom, agora o que interessa. O que vocês poderão aprender no curso? Há uma
especificação resumida do provável conteúdo do curso em:

	http://www.linux.ime.usp.br/~pipo/mac499

Não posso querer seguir rigidamente o conteúdo que quero escrever, e mesmo
futuros cursos não poderão. Mas a idéia principal é passar para vocês conteúdo
suficiente para saberem utilizar a rede com facilidade, e dominarem algumas
ferramentas que lhes serão úteis ao longo do curso. Assuntos extras, como
instalação e configuração do Linux, o que seria administrar uma rede, poderão
(e deverão!) ser discutidos. Mas tudo isso vai depender do tempo e de vocês
também, se houver interesse ou não.

Eu quero participar! O que eu faço? Criei uma lista de discussão para os
interessados. Assim, espero que no máximo na sexta, todos que queiram
participar estejam inscritos nessa lista, para podermos definir um horário
rapidamente e começarmos o curso. Então se inscrevam, enviando mensagem para

	pipo-curso-subscribe@linux.ime.usp.br

sem necessariamente algum conteúdo. Após receber uma resposta automática do
programa que "manuseia" a lista, respondam para o endereço correspondente
(usem o Reply!), e estarão inscritos na lista.

Estarei mantendo as mensagens em HTML no endereço:

	http://www.linux.ime.usp.br/~pipo/mac499/curso/

Minha sugestão inicial, para que todos já saibam, é que o horário do curso
seja às terças e quintas-feiras, das 12:40 às 14:00. Eu sei que esse horário
não é uma maravilha, mas não vai ser um dia que terão que ficar só pelo curso
(pois a maioria tem aula às 14:00), e também vai facilitar a disponibilidade
de salas, já que os outros horários são bem complicados. Mas isso discutiremos
na lista, certo?

Participem! Espero que possamos trocar bastante experiência de Linux e
didática.

Qualquer dúvida, entrem em contato comigo.

Abraços,

Márcio.