Re: Dúvida no 'Pasta>>criaPasta:'

> criaPasta é um método de instância, você precisa ter instanciado uma
> Pasta para criar suas subpastas. (pelo que eu entendi).

É isso mesmo. Pode usar a pasta raiz também.

> Agora essa coisa de abstrata é que funde a cuca. Eu entendi que isso
> quer dizer que ela é uma referência ao diretório real no disco,

Hã... na verdade, o "abstrata" não implica em mapeamento para nada
específico (aliás, era justamente isso que eu quis dizer com
"abstrata"). O que implica o mapeamento em diretórios (que não reduz o
quanto "Pasta" é abstrata) é o trecho do enunciado:

"Devem ser mapeadas em pastas no Maildir."

Mas eu achei que, depois da aula de 10/04, até isso ficou meio que em aberto.

> não uma "abstract class" como existe no Java.

Notem, inclusive, que não está escrito "classe abstrata" em nenhum
ponto do enunciado (até fui conferir prá ver se eu não tinha escrito
nenhuma besteira). :-)

> A minha mais recente dúvida é que uma Pasta (e uma mensagem também)
> pode ser um DirectoryEntry, mas não necessariamente, para facilitar
> algumas coisas. Não sei se era essa a intenção do Giuliano, não achei
> mais nenhuma utilidade para essa classe no sistema.

Se você seguir o Maildir, a pasta será mapeada em, no mínimo, três
DirectoryEntries distintos. Como eu (e a interface Web da fase 2) não
vou ver nada disso, trata-se de uma representação abstrata de uma
pasta "ideal", que não tem relação com classes abstratas. A utilidade
da classe é justamente oferecer uma abstração limpa prá algo não tão
limpo (Maildir).

Abraços,

--
Giuliano Mega <giuliano*ime:usp:br>